Comportamento

Qual a melhor escola para as crianças – confira as 7 dicas

A psicopedagoga Lorena Nolasco explica os prós e contras na hora de efetuar a matrícula escolar

Escola – Em um piscar de olhos o fim do ano chegou e esse é o momento de matricular as crianças.

Lorena Nolasco - Foto divulgação
Lorena Nolasco – Foto divulgação

Além da retrospectiva dos meses que já passaram, para pais e responsáveis. Muitos continuam apostando na mesma instituição, mas em alguns casos a única alternativa é mudar de estratégia.

Para a psicopedagoga Lorena Nolasco, existem sete pontos que precisam ser levados em consideração:

1) Os espaços livres fazem a diferença. Todos os ambientes da escola devem ser de livre acesso às crianças. É importante observar a existência de ambientes específicos para cada faixa etária. As instituições mais compactas sofrem com a movimentação excessiva dos alunos menores. Escolas com pátios grandes e plays in door são muito recomendadas para crianças de até 12 anos. Principalmente porque algumas famílias não possuem ambientes amplos em casa para usufruir com os filhos.
 
2) A metodologia da escola importa e muito: as famílias começaram agora a se preocupar com a proposta pedagógica das escolas e é de extrema relevância saberem absolutamente tudo sobre o sistema de ensino, pois é este item que garante o sucesso ou não do ano escolar.

 

Crianças na Escola - Foto divulgação
Crianças na Escola – Foto divulgação
3) Período de adaptação para pais e crianças: o período de adaptação escolar varia de família para família. O legal é criar uma identificação com a escola já na primeira semana, só assim nascerá o vínculo de confiança entre pais, crianças e funcionários. Para os pequenos é importante destacar a receptividade das professoras e a organização dos horários de adaptação. “Evite escolas que proíbem os pais de entrar nas salas durante esse período, o correto é sempre haver a possibilidade de ficar junto com a criança caso seja necessário”, afirma a psicopedagoga.
Crianças na Escola - Foto divulgação
Crianças na Escola – Foto divulgação
 
4) Cada um no seu quadrado: todos os ambientes da escola devem ser separados ou preparados para atender cada faixa etária. Isso garante a eficácia dos planejamentos e intenções de aprendizagem do professor.
 
5) O que é realmente indispensável?: as escolas bilíngues, por exemplo, trazem um conhecimento a mais para seus alunos. Entretanto, o incentivo ao esporte, a qualidade de vida e dos materiais utilizados e um plano curricular adequado aos níveis de ensino são os quesitos indispensáveis dentro de uma escola.
 
6) Tem que estar na lista de prioridades: o diálogo entre a escola e a família deve ser uma das prioridades da instituição.
 
7) O endereço é o de menos: a escola ideal pode estar perto de casa ou perto do coração. O que conta é a felicidade da criança.
centraldemultas.net.br
centraldemultas.net.br

Deia Sell

Jornalista, Pedagoga, Turismóloga, Pós-Graduada em Gestão Escolar em Nível Superior. Comunicativa e sempre antenada em tudo. Já assinou colunas de moda e de turismo com dicas de locais Friendly entre outros assuntos variados. Divulgar o Turismo, a Gastronomia e a Cultura fazem parte de seu currículo. Formadora de opinião e ótima interlocutora. Faz parte da equipe do EgoNoticias desde o seu início.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo