Ego Notícias

Concurso de microcontos pela Borrachalioeteca

Na última segunda-feira (19), o Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca de Sabará iniciou as inscrições para o Concurso de microcontos – “Imagens Textuais de Sabará”. Primeiramente, o concurso tem como objeto a relação com a cidade histórica a qual o instituto foi fundado, Sabará. Além disso, dentre os temas os escritores (a), poderão escrever sobre várias vertentes. Enfim, entre elas estão: memórias, personalidades, monumentos, escritores, etc.

Para participar

Concurso de microcontos pela Borrachalioeteca

Para participar do concurso, as escritoras e escritores devem morar em Minas Gerais. Além disso, não precisam ter outros contos publicados. Mas cada autor deverá enviar um texto. Além disso a história deve conter elementos relacionados à cidade. Aliás, os textos poderão ter caráter ficcional ou não.

Os três melhores microcontos selecionados pela comissão julgadora ganharão um prêmio em dinheiro. Enfim, terão seu conto publicado em uma edição especial do concurso, com outros 50 contos selecionados. Mas é bom não perder tempo! Pois as inscrições serão encerradas no dia 16 de maio. O regulamento está no site.

Visibilidade Mineira

Imagem: Divulgação

O fundador e coordenador do instituto Túlio Damascena afirma que; “com essas ações queremos dar visibilidade à cultura, à leitura e à escrita local da cidade”.

A entidade atua em Sabará com os projetos como a tradicional Festa Literária de Sabará (FLIS). Além disso, coordena a Biblioteca Comunitária Sala Son Salvador, após a divulgação do resultado do o Concurso de microcontos – “Imagens Textuais de Sabará”, fará também uma atividade que irá potencializar mais a literatura na cidade.

Kit Literário

A produtora executiva e bibliotecária da instituição Camila Schoffen explica que; “após a divulgação do resultado do concurso, será realizada uma ação de distribuição de kits de livros nas comunidades onde a entidade exerce suas atividades. A ideia é que cada família receba um kit literário com ecobag, marcador de páginas, livro com os contos selecionados no concurso. Além de outros livros que estamos selecionando a partir de doações recebidas” concluiu Schoffen.

Essas iniciativas integram o projeto da Borrachalioteca contemplado com o Edital de Credenciamento de Pontos de Cultura, via Lei Aldir Blanc e Secult/MG.

Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca de Sabará

Saiba mais sobre a Borrachalioteca

A Borrachalioteca uma biblioteca comunitária criada em 2002. No interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais. Aliás, ela possui uma outra unidade – a Sala Son Salvador – no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo das duas bibliotecas conta com mais de 10.000 obras literárias.

Além disso, desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai. Aliás, também faz parte da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

A cidade de Sabará

Enfim, Sabará é um município do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população em 2019 era de 136.344 habitantes, segundo estimativas do IBGE. Além disso, é constituído pelos distritos de Carvalho de Brito, Ravena e Mestre Caetano, além do distrito Sede. E vale a pena conhecer. Pois a cidade histórica possui inúmeras Igrejas, Chafarizes, praças e ruas que levam qualquer um que caminhe por suas ruas a uma viagem ao passado.

Serviço: Borrachalioteca de Sabará abre edital de seleção o Concurso de microcontos – “Imagens Textuais de Sabará”

Convocatória Aberta: de 19 de abril a 16 de maio.

Site para inscrição: https://www.borrachalioteca.com.br/concurso

Realização: Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca de Sabará

Essas iniciativas integram o projeto da Borrachalioteca contemplado com o Edital de Credenciamento de Pontos de Cultura, via Lei Aldir Blanc e Secult/MG.

Foto de capa: Acervo pessoal de Túlio Damascena

Fonte: Assessoria de Imprensa Paula Granja

Leia também: Ampliado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Sair da versão mobile