Ego Notícias

Como os chás podem contribuir para a saúde

Como os chás podem contribuir para a saúde. Dessa forma, conheça os tipos de chás ou infusões que podem ajudar a lidar com o estresse, assim como, melhorar a digestão e auxiliar na prevenção de doenças

Companheiros diários de muitas pessoas, chás e infusões combinam com diversos momentos. Isto é, seja para iniciar o dia, acompanhar um bate-papo à tarde ou para relaxar antes de dormir. O fato é que eles são considerados “bebidas para o conforto” e saber como consumi-los pode trazer diversos benefícios ao longo do dia.

A princípio, é importante diferenciar as terminologias. Ou seja, pode-se chamar de ‘chá’ as infusões feitas a partir das diversas variedades de folhas da Camellia Sinensis. Do mesmo modo, outras bebidas feitas a partir de folhas e outras partes de diferentes plantas ou ervas não são chamadas de ‘chá’, são apenas ‘infusões’”, afirma Hellen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos e consultora do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano no Brasil.

Como os chás podem contribuir para a saúde

Em saquinhos ou preparados a partir da planta in natura, os chás e infusões conseguem agradar os mais variados paladares com seus diversos tipos e funções. “Além de ajudarem na hidratação diária, essas bebidas podem ter um caráter levemente adocicado, como infusões de erva-doce ou cidreira; amargo, como o chá de boldo; azedo, quando utilizar a flor de hibisco, e umami, o gosto presente no chá verde e em alguns tipos de kombucha, que são bebidas feitas a partir da fermentação do chá verde”, explica Hellen.

Para aproveitar os ganhos à saúde, Hellen Maluly preparou uma lista de chás e infusões e algumas recomendações sobre quais deles procurar e por quê.

Como os chás podem contribuir para a saúde
Chas – Foto Divulgação

Camellia sinensis

Existem diferentes variedades de chás produzidos a partir da Camellia sinensis. De acordo com a UK Tea and Infusions Association (Associação Inglesa de Chás e Infusões), há relatos científicos que sugerem diversos benefícios associados ao consumo de chá preto, chá verde, chá tipo oolong e pu-erh (chá pós-fermentado ou envelhecido), por exemplo. Além do prazer proporcionado pela harmonização entre a leve adstringência, provocada pela presença de taninos (polifenóis) e umami, por conta da presença de aminoácidos, como o glutamato, existem indícios de que essas substâncias também podem auxiliar no balanço da microbiota intestinal.

Outro particular é sua colaboração para a redução do risco de demências, obesidade, bem como,  câncer, diabetes. E doenças cardiovasculares por conta, principalmente, da presença de polifenóis, antioxidantes que podem contribuir para o cuidado dessas doenças.

Erva-doce

Originária do Mediterrâneo, as sementes de erva-doce possuem antioxidantes capazes de atuar na prevenção de doenças gastrintestinais, diabetes e hipertensão. “Além disso, seu óleo essencial, que normalmente não se obtém em quantidades adequadas em infusões. Porém, é possível adquirir em farmácias de fitoterapia, pode ter atividade antifúngica ou antibactericida, além de efeitos anti-inflamatórios e hepatoprotetores”, afirma a consultora do Comitê Umami.

Normalmente não há necessidade de adoçar esse tipo de infusão, pois ele é naturalmente saboroso por conta de seus aromas adocicados e refrescantes, que podem gerar uma sensação de tranquilidade.

Camomila

A saber, a infusão de camomila é ótima para relaxar.  Portanto, essas flores, que parecem margaridinhas, são um verdadeiro calmante natural. Por isso, tomar uma xícara 45 minutos antes de ir para cama pode ajudar a dormir mais rápido.  Do mesmo modo, a Camomila também possui propriedades antioxidantes, que podem auxiliar na prevenção de danos às células do fígado, cólon e até pulmões.

Outra indicação é a utilização em compressas para aliviar inchaços e inflamações. Prepare o chá como de costume e reserve na geladeira. Em casos de olheiras, age nos vasos sanguíneos dilatados. Além de hidratar, também suaviza o aspecto da pele.

Hibisco

Com a presença de antocianinas nessas lindas e aromáticas flores, foi possível comprovar suas propriedades bioativas como antioxidantes e antimicrobianas. Da mesma forma, o seu sabor, que se mistura facilmente com gostos levemente ácidos e adocicados, e seu aroma agradável podem ajudar no processo de hidratação pelo aumento no consumo de líquidos refrescantes.

Como os chás podem contribuir para a saúde

UMAMI

Igualmente, o umami é o quinto gosto básico do paladar humano. Assim, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Houve o reconhecimento científico no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são assim, as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe, também, pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Evelyn Spada  / Assessoria de Imprensa

Não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial

Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Sair da versão mobile