Ego Notícias

Como Criar Um Logotipo Para o Seu Negócio

Como Criar Um Logotipo Para o Seu Negócio

Se você vai começar a empreender, não deixe o seu logotipo para depois. Aprenda como desenvolver a identidade visual do seu negócio em passos simples. O logotipo é a sua identidade de marca. Se você ainda não possui a representação gráfica da sua marca, você precisa de um criador de logo para transformar em arte a identidade do seu negócio. O seu logotipo é um dos itens essenciais para a identificação da sua marca e assim, faz parte da estratégia de marketing.

Criar um logotipo pode parecer complicado e envolver muita criatividade. Porém, esse processo é mais fácil do que você imagina e você, como empreendedor, é a pessoa certa para criar seu próprio logotipo de forma fácil e descomplicada. Para isso, vamos compartilhar 7 dicas para te ajudar nesse processo de desenvolvimento do seu primeiro logotipo – isso mesmo! Primeiro, porque assim como marcas famosas como a Coca Cola evoluíram em seu design, você também pode.

7 Dicas para Criar seu Logotipo 

Apenas no primeiro semestre de 2022, foram abertas mais de 2 milhões de novas empresas no Brasil e a expectativa para 2023 é de abertura de 4,35 milhões de empresas. Os números de novos negócios são altos e, para não deixar seu negócio passar despercebido, é necessário desenvolver o logotipo que representa exatamente seu negócio, produto ou serviço. Fique atento às nossas dicas para criar um logotipo de impacto.

#1 Qual o significado do seu logotipo? 

O logotipo é composto por símbolos, cores e palavras que têm por objetivo identificar sua marca. Portanto, vale pensar em um símbolo que tenha um significado para você, empreendedor, e para o seu negócio. Um bom exemplo de logotipo é da empresa Nike, que possui o nome de uma deusa grega que representa vitória, força e velocidade, e o símbolo assemelha-se a uma de suas asas.

#2 Quais cores representam seu negócio? 

A escolha das cores do seu logotipo vai facilitar a estratégia de branding da sua marca. É preciso entender os efeitos de cada cor no comportamento do seu público-alvo, de acordo com o seu produto ou serviço. Aplicar a psicologia das cores no seu logotipo e estratégia de marketing irá colaborar para destacar sua marca no mundo dos negócios.

#3 Pense no seu público-alvo 

Definir o seu público-alvo também tem importância para a elaboração do seu logotipo. Quais são os tipos de clientes que você deseja alcançar? Além disso, pense no seu público-alvo e como seu público-alvo pensa.

#4 Busque inspiração em marcas consagradas no mercado 

Não vale copiar e colar, mas buscar inspiração nos logotipos de marcas famosas e seu processo de criação é válido! Pense em marcas que possuem um logo reconhecido amplamente, como a produtora de sorvetes Kibon, que em outros países possui um nome diferente, mas seu símbolo é o mesmo e pode ser reconhecido por qualquer consumidor que esteja viajando mundo afora.

#5 Aposte na simplicidade 

O “M” do McDonalds, o “F” do Facebook e o passarinho do Twitter são bons exemplos de logos simples, mas bem elaborados. A escolha das cores, símbolo e fonte do texto que compõem o design devem chamar a atenção, ser facilmente reconhecidos e lembrados. Então, sintetize as informações necessárias da identidade do seu negócio no símbolo e texto que representam sua marca de maneira simples e fácil de compreender.

#6 Fique atento as tendências de marketing 

É essencial que se faça um breve estudo das tendências de marketing voltado para o seu tipo de negócio para identificar o que o seu público-alvo busca ou o que lhes chama a atenção. Por isso, o desenvolvimento de um logotipo alinhado a uma estratégia de marketing vai ajudar a impulsionar o reconhecimento da marca no mercado.

#7 Refaça o logotipo 

Sim! Tenha o primeiro projeto como rascunho. Peça feedbacks de pessoas que poderiam ser seus clientes ou de alguém que entenda sobre design. Além disso, veja se a avaliação deles corresponde ao que você deseja comunicar através do seu logotipo. Avalie as sugestões e opiniões para então refazer seu logotipo. Seja paciente!

Como Criar Um Logotipo Para o Seu Negócio
Foto Firmbee – Pixabay – blog-gd420a332e_1920

Identidade gráfica criada, marca divulgada 

Algo que parece tão pequeno, mas possui um grande impacto nas estratégias de marketing do seu negócio e, por isso, a criação do logotipo precisa de dedicação. Após todo o processo de desenvolvimento, com o alinhamento da identidade da marca com as tendências de marketing e de mercado, escolha do símbolo, cores e tipografia, a sua identidade visual estará pronta para ser publicada.

A linha de fundo 

Você deve usar seu logotipo em campanhas publicitárias, no website ou blog do seu negócio, assinaturas de e-mails e cartões de visita, produtos e muito mais. De fato, seu logotipo representa o seu negócio e você deve dar publicidade a ele. Torne sua marca reconhecida através do seu logotipo.

E, como falado no início deste artigo, a identidade gráfica do seu negócio pode melhorar com o tempo, seguindo as tendências e o próprio desenvolvimento do seu negócio. Então guarde seu projeto no criador de logotipo e permita-se evoluir como as grandes marcas.

Foto: FirmbeePixabay

Fonte: Ocere Ltd

Veja mais: Tendências de mercado e marketing para 2023

Sair da versão mobile