Ego Notícias

Começa a Batalha pela Lua

(Photo by NASA/Newsmakers)

Um número crescente de nações e empresas estão indo lá. Um grupo diz que a ONU precisa começar a fazer mais regras antes que seja tarde demais.

No 48º aniversário de Neil Armstrong pisando na lua, um advogado de Illinois espera pagar até US$ 4 milhões em um leilão de Sotheby’s de uma bolsa que os astronautas da Apollo 11 utilizavam para colocar as pedras coletadas no solo da lua.

Foto: Divulgação - News.com.au
Foto: Divulgação – News.com.au

A história da bolsa é tão interessante como as suas viagens: o governo dos Estados Unidos vendeu acidentalmente em 2015 e desde então luta contra a compradora, Nancy Lee Carlson, advogada suburbana de Chicago, para te-la de volta. Os federais perderam esse caso no ano passado e cederam a bolsa para Carlson, que já colocou a venda.

A celeuma legal diz respeito à disposição de um item cultural importante,  que a NASA e outros não acreditam, devem estar em mãos privadas. Estimulado pelo leilão, uma organização sem fins lucrativos chamada “For All Moonkind” está cobrando das Nações Unidas ações para proteger os seis locais de desembarque de Apollo e itens lunares, como a bolsa.

“O que precisamos fazer é criar, basicamente, uma Unesco para o espaço”, disse Michelle Hanlon, advogada de Connecticut que liderou o esforço, referindo-se à designação da herança mundial da ONU

Mas é tão importante quanto obter símbolos daquela primeira incursão a um corpo celestial, a luta é uma pequena ilustração da exploração potencial que virá. À medida que mais nações e empresas planejam missões para a lua, o medo real não é de algum “Indiana Jones” espacial, tanto quanto os impactos de numerosos desembarques lunares ou, digamos, uma operação de mineração maciça..

China lançou sua primeira missão rover em 2 de dezembro de 2013.  – Foto: STR/AFP

O fundamento jurídico básico para a atividade espacial é o Tratado do Espaço Exterior de 1967, que é administrado pela “UN’s” Escritório de Assuntos do Espaço Espacial da ONU, com sede em Viena. O princípio central do acordo mantém o espaço livre de toda soberania nacional ou reivindicações de propriedade – mais armas nucleares – e restringe o uso da lua e outros corpos espaciais para fins pacíficos. (Os EUA assinaram.)

Em 1979, a Assembléia Geral da ONU adotou o Acordo da Lua, que diz que os recursos naturais da lua são um “patrimônio comum da humanidade” e que um novo órgão internacional deve governar o uso desses recursos “, pois essa exploração está prestes a tornar-se viável. “(Os EUA e a maioria dos países com programas espaciais não assinaram isso).

Algumas nações, incluindo os EUA e o Luxemburgo, aprovaram leis para reconhecer a propriedade legal dos recursos que as empresas privadas coletam no espaço. E, embora os estudiosos legais possam discordar sobre se essas leis estão em conflito com os mandatos do Tratado do Espaço Exterior contra a apropriação nacional, disse Hanlon, o ponto é claro: muitos países e empreendedores têm planos grandiosos para o espaço, sendo a lua apenas uma das mais comerciais e perspectivas científicas.

Aproximadamente 239 mil milhas de distância, a lua é um alvo grande e relativamente próximo, rico em hélio e outros recursos. Pelo menos cinco nações estão ativamente planejando explorá-lo com missões equipadas, e a China está ansiosa para avaliar o potencial na mineração de hélio-3, um isótopo não radioativo para o combustível nuclear que é raro na terra, mas abundante na crosta lunar.

“Seria ótimo ter esses debates” sobre a comercialização espacial, disse Hanlon. “Mas por hora, não há nada”.

A conversa começou com referência a restos de explorações anteriores. Seis anos atrás, com o aniversário da Apollo 11, a NASA publicou um documento completo, Como proteger e preservar o valor histórico e científico dos artefatos lunares do governo dos EUA, oferecendo salvaguardas para futuros empreendimentos lunares. A agência disse que “reconhece as crescentes capacidades técnicas das entidades comerciais e as nações espaciais em todo o mundo e reconhece que muitos estão à beira de aterrisarem uma nave espacial na superfície lunar”. A NASA sugeriu, por exemplo, que para qualquer artefato enviado à lua, seja respeitado um  limite ao redor de 75 metros (246 pés) em torno do ponto de descida da Apollo 11,. Essas recomendações, é claro, não são vinculativas.

Em 2013, a China tornou-se apenas a terceira nação a conseguir um pouso lunar “suave”. O programa espacial da nação chinesa explorou a lua com um rover por mais de dois anos. A China também planeja lançar outra sonda  lunar,  a “Chang’e 5”, no final deste ano ou em 2018, e retornar com amostras para a Terra. O país planeja pousar um humano na lua em meados da década de 2030.

A missão “Chandrayaan-2” da Índia foi projetada para realizar um desembarque lunar suave em 2018, enquanto o “SpaceX” de Elon Musk diz ter um contrato para colocar dois cidadãos civis em torno da lua em 2018. Também no próximo ano, a competição do “Google Lunar X Prize” oferecerá US$ 30 milhões para equipes que possam lançar, aterrissar e dirigir um rover na superfície.

O Japão e a Rússia também contemplaram missões tripuladas para a lua, e até a América diz que pode planejar um retorno, embora o orçamento da NASA não seja provável a curto prazo,  a exploração humana de Marte.

Um refletor laser foi deixado na lua para que cientistas usassem como dispositivo de medição de medição. (Foto by NASA/Roger Ressmeyer/Corbis/VCG via Getty Images)

Em 1969, a equipe da Apollo 11 plantou uma bandeira dos EUA e uma placa na superfície lunar que diz: “Nós fomos em paz para toda a humanidade”. Mas não são apenas placas que a NASA deixou – há muitos equipamentos e outros detritos na Lua, incluindo pacotes de alimentos, cobertores e câmeras. (Mesmo algumas bolas de golfe, como o comandante da Apollo 14, Alan Shepard, relatou em 1971.) A missão Apollo 15 também deixou um pequeno memorial de alumínio para honrar os astronautas dos EUA e os cosmonautas soviéticos mortos na busca da exploração espacial.

Os organizadores do “For All Moonkind” querem impedir a comercialização do patrimônio cultural de fora da terra, muito como as leis de retorno, que impedem o tráfico de artefatos importantes.

“Imagine o que seria da bolsa de urina de Armstrong”, disse Hanlon. “Estes são os tipos de perguntas que ninguém está pensando. Não queremos que os robôs voltem com artefatos e os vendam. “

O “UN’s International Court of Justice Tribunal”-  Internacional de Justiça da ONU –  pode ser um dos locais para resolver disputas, mas não está claro se os litígios sobre propriedades culturais ou comerciais da lua podem realmente ser julgados.

Foto de Capa: Divulgação – NASA/Newsmakers)

Fonte: https://www.bloomberg.com by Justin Bachman

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o Autor: http://instagram.com/carlosalonsoeconomista

Veja todos os meus posts: http://egonoticias.com.br/autor/carlos-alberto-alonso/

Sair da versão mobile