MIDIA 05 – Top Mega Banner 970 x 250 – Loja Virtual
MIDIA 05 – Top Mega Banner 970 x 250 – Recrutamento
MIDIA 05 – Top Mega Banner 970 x 250
MIDIA 05 – Top Mega Banner 970 x 250 – DESK/TAB
NotíciasSaúde e Bem-Estar

Com o calor o ar condicionado voltar a ganhar espaço, mas pode ser um vilão para saúde

ar_condicionado_saude Title category
Ar Condicionado – Foto fasaude.fundacaoprotocantins.org Divulgação

Pesquisas indicam que quase metade da população já sofreu alguma crise alérgica desencadeada por diversos fatores, mas na maioria das vezes estão relacionados a problemas respiratórios. Um dos principais responsáveis por esse problema é o ar condicionado, que a partir de agora com o aumento das temperaturas o consumo cresce cada vez mais. Embora traga conforto ao ambiente, pode ser prejudicial à saúde se os cuidados necessários não forem tomados, principalmente se utilizado apenas nas estações mais quentes do ano.

Existe dois fatores cruciais para se ter um ar condicionado, que são: limpeza e manutenção periódica. Quando mal feitas, o aparelho se torna um reservatório de poeira, ácaros e bactérias. Depois de um tempo, se a taxa de renovação do ar for insuficiente, os filtros não conseguem reter as micropartículas, aumentando a concentração desses organismos nos ductos, favorecendo a proliferação e desencadeando as alergias. Muitos acreditam que o ar condicionado causa alergia, isso não passa de um mito. A manutenção inadequada faz com que pessoas já alérgicas tenham uma crise, pois são mais vulneráveis, em outras o aparelho pode causar tosse, irritação e em casos mais graves até uma infecção pulmonar se a atenção ao aparelho não for redobrada, porém não causa alergia.

“É de extrema importância para saúde a limpeza do ar condicionado, tanto do filtro como também da parte externa. Se a manutenção for mal feita, a situação pode até piorar. As sujeiras externas, poeira e detritos acumulados, podem ser aspiradas para dentro do sistema e consequentemente levadas ao ambiente. O ideal é que o sistema de ar condicionado, normalmente usados em residências e escritórios, seja limpo uma vez por semana. Já existem produtos específicos para esse tipo de higienização como por exemplo o Desix, que pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas é imprescindível a manutenção adequada e o auxílio de um profissional para que não comprometa a saúde das pessoas naquele ambiente”, alerta Fábio Casanti, COT (Cheff Office Tecnology) da Samatec, empresa especializadas em peças para manutenção de máquinas e refrigeradores.

O problema é tão sério que na década de 80 a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o termo “Síndrome dos Prédios Doentes”, para retratar os malefícios que podem causar às pessoas que convivem em ambientes refrigerados. Fábio ainda alerta para que pessoas que utilizem o aparelho apenas nos meses mais quentes do ano, procurem um especialistas e se certifiquem que o ar condicionado esteja em excelentes condições de uso, evitando assim uma contaminação, um curto circuito como aconteceu recentemente no HC e até mesmo economizar na conta de luz.

Foto da Capa: Divulgação

Tags
Mostrar Mais

Redação Egonoticias

Egonoticias.com o seu canal de entretenimento. Você é a notícia, nós publicamos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios