[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
Feiras e Eventos

Coffee Of The Year divulga os 150 melhores cafés

Foram avaliadas 239 amostras das doze principais regiões do Brasil

Vencedores do concurso de cafés especiais do Brasil serão revelados na Semana Internacional do Café

Os 150 melhores cafés do Brasil já estão classificados para o Coffee of the Year 2017. Ao todo, foram avaliadas 239 amostras das doze principais regiões do país, sendo Matas de Minas (30%) e Sul de Minas (16%) as regiões com maior número de amostras selecionadas. Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês).

Segundo o professor em qualidade de Café do Instituto Federal do Sul de Minas, e coordenador das provas do Coffee of the Year, Leandro Paiva, este ano a pontuação bateu o recorde e a nota de corte dos dez melhores ficou em 87,5 pontos. “Isso é muito bom se comparado a outros concursos em que essa nota, geralmente, fica entre 82 e 84. A variedade de amostras recebidas e os sabores diferenciados são os grandes destaques desse ano. Sem dúvida, o COY, dentro de uma feira internacional, é um importante instrumento de visibilidade para os produtos brasileiros de alta qualidade”, ressalta.

Dessa primeira filtragem, os 10 melhores cafés serão selecionados para que os visitantes da Semana Internacional do Café (SIC 2017) tenham a oportunidade de degustá-los, às cegas, e votar no seu preferido. O resultado final será divulgado no último dia da SIC, em 27 de outubro.

Melhores do Brasil

Para a juíza internacional de prova de cafés e participante do COY, Georgia Franco de Souza, o Brasil tem um grande potencial para desenvolver perfis diferenciados. “Desde 2004 participo de concursos de qualidade em diversos locais do mundo e o que mais me chamou atenção no Coffee of the Year foi a diversidade que o Brasil oferece”. O produtor Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, foi o grande vencedor do concurso Coffee of The Year 2016, na modalidade Arábica. Já na Conilon o primeiro lugar ficou com outro capixaba, José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia.

Raio X dos 150 melhores arábicas – 12 regiões do Brasil.  As regiões com mais cafés classificados foram Matas de Minas e Sul de Minas. Confira aqui a lista final: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=3182

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (SEAPA) e CODEMIG. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no EXPOMINAS, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema OCEMG, SESCOOP e OCB.

Serviço

Semana Internacional do Café 2017

Data: 25 a 27 de outubro

Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)

Inscrições e informações no site www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

 

 

Tags
Mostrar Mais

Uiara Zagolin

Colunista do portal Na Midia, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, tradutora e escritora. Com formação no Canadá, EUA e Inglaterra.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios