Ego Notícias

Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio?

Já parou para pensar como algumas empresas conseguem se destacar oferecendo produtos parecidos com outras marcas? Como explicar a preferência do público? Alguns podem achar que tem a ver com investimento mais alto, outros com a competência da equipe e, muitas vezes, consideram apenas um golpe de sorte. Ademais, a resposta para esse questionamento é simples. Para ter sucesso, muitas empresas de sucesso aplicam hoje o estudo conhecida como Círculo Dourado.

Leia mais: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

A coach, consultora de vendas e empresária, Eliane Santos, explica que este conceito ganhou sucesso e começou a inspirar empresários em 2009, através do sistema criada pelo escritor e consultor inglês, Simon Sinek, em seu livro publicado no mesmo ano, o Start With Why. “Apesar de ter ganhado notoriedade a cerca de uma década, este método já era aplicado de maneira informal por grandes líderes há muito tempo. Sinek deu um nome para isso depois de estudar e entender o que e como vários empresários de sucesso conseguiam alcançar seus objetivos e, até mesmo, superá-los”, complementou.

O Círculo Dourado

Dessa forma surgiu o que se conhece hoje como “Círculo de Ouro” ou “Círculo Dourado”. Ele é um conjunto de perguntas que o líder precisa responder. “O Círculo Dourado tem esse nome porque ele é pensado como um gráfico em formato de alvo. A empresa precisa responder as perguntas colocadas dentro dele”, acrescentou.

As três perguntas são: “O quê?”, “Como?” e “Por quê”. Eliane diz que pode parecer fácil, mas nem sempre as empresas entendem a importância de responder essas perguntas. “Muitas sabem o que fazem, como fazem, mas não sabem o porquê. Em contrapartida, podem saber o motivo, mas não entendem como e por aí vai. Através de estudos, consultoria e demais ações de planejamento, é possível responder tais questionamentos com excelência”, indicou a especialista.

Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio?

Leia mais: Conheça os benefícios das franquias sustentáveis

A validez vai além do objetivo de vender coisas. “Para conseguir resultados, um líder e sua equipe precisam acreditar, inovar e entender o produto que oferecem. É por isso, que quem consegue identificar essas questões expostas pelo Círculo Dourado, podem, em muitos casos, exceder seus objetivos”, concluiu.

FonteEliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria)

Sair da versão mobile