Ícone do site Ego Notícias

Cinco dicas para manter a pele saudável no inverno

Cinco dicas para manter a pele saudável no inverno

Com a diminuição das temperaturas alguns cuidados são necessários para driblar hábitos ruins durante o frio e para chegar à primavera com a pele saudável, bonita e firme. No inverno, o ser humano tende a transpirar menos, devido a baixa umidade do ar e ao clima mais frio. Porém, esse fator faz com que fazem com que a pele fique mais seca. Tanto o rosto quanto o corpo estão sujeitos ao ressecamento na estação e necessitam de cuidados extras.

Leia mais: Inverno pode aumentar risco de infarto e AVC

“Nesta época do ano é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a umidade da pele. Com isso podem surgir algumas doenças típicas da estação, como os eczemas, que são descamações que acontecem na pele, entre eles a dermatite atópica, que é uma doença crônica que piora no inverno”, explica Dr. Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia.

Leia mais: Qualquer pessoa pode ter o cabelo curto?

O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, ou seja, isso indica a desnaturação das proteínas.  Por isso, para evitar tais sintomas, o Dr. Amilton Macedo recomenda fazer hidratações corporais mais profundas e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Confira cinco dicas praticas, selecionadas pelo dermatologista, para deixar sua pele saudável neste inverno:

 

  1. Beber bastante água (no mínimo 2 litros por dia).
  2. Evitar banhos muito quentes e demorados;
  3. Usar o hidratante logo após sair do chuveiro, aproveitando o vapor pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
  4. Para peles oleosas  e acneicas evitar hidratante comum no rosto. Use, por exemplo, cremes oil free nas áreas de maior oleosidade. Também é importante hidratar os lábios, com produtos específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
  5. Por fim, usar filtro solar diariamente.
Sair da versão mobile