Ícone do site Ego Notícias

Catarinense Pharma 75 anos de história fonte de saúde

Catarinense Pharma 75 anos de história fonte de saúde

Catarinense Pharma 75 anos de história fonte de saúde

Catarinense Pharma 75 anos de história fonte de saúde

Movido pelo propósito de “Ser fonte de saúde”, o Catarinense Pharma completa 75 anos com a posição consolidada no mercado, produzindo o xarope fitoterápico mais vendido do Brasil, o Melagrião, além de ser a terceira maior fabricante de polivitamínicos do país.

Sediada em Joinville/SC, a indústria farmacêutica vem usando a sua experiência como forte aliada na estratégia de ampliar a linha de produtos, seguindo critérios máximos e indiscutíveis de qualidade no processo produtivo. Portanto em sua trajetória, a empresa mantém um histórico de crescimento contínuo, inovação e de conquistas em diferentes mercados.

Catarinense Pharma completa 75 anos de história fortalecendo o posicionamento de ser fonte de saúde.

A fórmula para atingir essa projeção vem do legado da estrutura familiar da companhia, administrada pela quarta geração, e do desejo de empreender coletivamente. “Nossa história se complementa a das pessoas que trabalham na empresa, pois atuamos por ‘qualidade de vidas’”, destaca o presidente Adriano Bornschein Silva.

Por isso, “Muito antes de surgirem os conceitos de longevidade já trabalhávamos a favor da nutrição saudável e do bem-estar para criar, o que hoje são produtos tradicionais e fazem parte do dia-a-dia das famílias brasileiras”, conta.

Bem como, o sucesso da empresa mostra o quão importante é o posicionamento pautado pelos seus valores. “Em 75 anos, o Catarinense Pharma conduziu as atividades baseadas na força da sua tradição, inovação e qualidade indiscutível, provenientes da sinergia entre toda a equipe.

No entanto é algo tão verdadeiro que valores como honestidade e confiança são perceptíveis nos produtos e nas nossas ações”, enfatiza Alexandre Bornschein Silva, diretor financeiro.

Além disso, utilizando-se das boas práticas dessa trajetória, de pesquisas e da mais alta tecnologia, a partir de 2013, quando a quarta geração assumiu a companhia um novo passo foi dado para a sua modernização e crescimento estruturado.

Com o olhar voltado às necessidades do consumidor final, a empresa investiu mais força na linha de suplementos alimentares, ampliando a variedade de produtos, ao mesmo tempo que mudou a forma de trabalhar e de comunicar.

“A partir do momento que evidenciamos nosso propósito de ‘ser fonte de saúde’ nos aproximamos ainda mais das pessoas, entregando produtos desejados por elas e que contribuem com a longevidade e qualidade de vida”, comenta Adriano, que conduziu esse novo direcionamento da empresa.

Indústria farmacêutica preserva sua essência com o olhar voltado ao futuro e foco na inovação e qualidade indiscutível

O resultado não poderia ser melhor. Nos últimos cinco anos, o Catarinense Pharma consolidou sua posição de destaque no mercado de medicamentos fitoterápicos, alcançou a liderança nacional1 em alguns suplementos alimentares, a exemplo do Ômega 3, e cresceu acima da média do mercado.

“O olhar voltado para as pessoas não está apenas no consumidor final, mas principalmente na nossa equipe. É fundamental contar com um time feliz, altamente motivado e que acredita no que faz. É a nossa receita para atingir os resultados planejados”, revela Adriano.

Assim como muitos colaboradores, os irmãos Adriano e Alexandre, bisnetos do fundador, conquistaram naturalmente seus espaços dentro da empresa. Quando criança, frequentavam o ambiente corporativo, e o que na época era uma aventura, tornou-se realidade quando adultos.

Adriano, ingressou na empresa como assistente de marketing e foi crescendo profissionalmente. Foi diretor comercial e marketing, vice-presidente, e assumiu a presidência em 2013. “Criamos um ambiente de confiança e inspiração para manter a empresa como referência em qualidade e desenvolvimento de pessoas”, se orgulha Adriano.

Já Alexandre iniciou as atividades pela área de compras, para obter uma visão geral do negócio. Depois, migrou para a diretoria administrativa, direção financeira, e está em transição para assumir a presidência do Catarinense Pharma. Em seu estilo de gestão, ele traz a vontade de realizar grandes projetos e muitos questionamentos que visam o crescimento.

Da mesma forma sem nunca esquecer o que nos trouxe até aqui, mas com inovação e qualidade indiscutível, tenho a energia de uma liderança que volta o olhar para os números, mas ao mesmo tempo enxerga o ser humano”, complementa Alexandre.

Acima de tudo os irmãos contam ainda com o suporte ativo do Conselho Familiar formado por:

Karin Bornschein André Bornschein Silva, e presidido por Ney Silva, que atuam de forma estratégica e muito participativa, auxiliando não apenas as tomadas de decisões, mas também, como guardiões dos valores “alegria, humildade e honra”, e do propósito de “ser fonte de saúde”.

A estratégia de consolidar novos mercados

Os últimos cinco anos do Catarinense Pharma foram marcados por lançamentos e ingresso em novos mercados com produtos já consolidados. A estratégia rendeu à empresa a liderança em 14 mercados de Suplementos Alimentares2, incluindo o Ômega 3, Cloreto de Magnésio, Triptofano e Coenzima Q10.

Por isso, sempre atenta as oportunidades de mercado e buscando ampliar o portfólio de Fitoterápicos, o Catarinense Pharma lançou em janeiro de 2020, o Fitocalm.

Assim também, conhecido como medicamento à base de Passiflora incarnata (popular maracujá), planta de efeito calmante e indicada em casos de ansiedade leve a moderada e insônia, que teve excelente aceitação. Assim, essa classe terapêutica registrou crescimento diferenciado em 2020, superando em 35% o consumo em relação ao mesmo período de 20193.

“Os fitoterápicos têm eficácia e segurança comprovada em uma série de tratamentos e por terem a composição à base de plantas são bem aceitos no mercado”, comenta Adriano.

Portanto, outros três produtos foram lançados pela indústria em 2020: Colágeno Tipo II, Polivitamínico Energia e Polivitamínico Imunidade, que se unem aos mais de 70 novos skus lançados no primeiro semestre.

Em conclusão a  inovação constante em produtos vem da excelente integração entre as equipes de marketing e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI), responsáveis por identificar oportunidades e desenvolver produtos estrategicamente pensados para o consumidor brasileiro.

 Força comercial e humana

O Catarinense Pharma nos últimos anos se desenvolveu e cresceu acima do mercado. De acordo com Rivael Hermel dos Santos, vice-presidente, o fato está relacionado ao zelo pela qualidade. “Há 75 anos entregamos o melhor produto com a qualidade indiscutível.

Está no DNA da marca e as pessoas enxergam isso”, destaca. Cita o exemplo do Ômega 3 que possui matéria-prima de qualidade superior, sendo o mais vendido do Brasil1, assim como o Xarope Melagrião, além do Figatil, que figuram entre os mais vendidos4. Na linha de suplementos alimentares a companhia vem conquistando espaço e já é a terceira maior5 no país no fornecimento de polivitamínicos.

Além de respeitada, a empresa se tornou querida pelos consumidores, pontua Rivael. Fato pautado na relação de confiança e respeito mútuos. “Investimos nas pessoas e nos processos, valorização que passa por toda cadeia produtiva, refletindo na qualidade não somente dos produtos, mas também no atendimento”, detalha. “Imagine você ter um estabelecimento e ser atendido por 15 anos pelo mesmo vendedor, quer uma relação de confiança maior do que essa?”, exemplifica.

Para Rivael, há 23 anos no Catarinense Pharma, onde ingressou como vendedor no interior do Rio Grande do Sul, a empresa está sempre se desafiando e dividindo sonhos.

De fato, “Todos temos clareza para onde a empresa quer ir, qual é a meta e vibramos juntos sempre que a alcançamos. Depois disso além de dividir metas, dividimos sonhos e podemos construir uma vida feliz e saudável”, complementa com orgulho de ter conquistado a vice-presidência, fruto do seu trabalho e dedicação.

Hora de comemorar

No entanto o aniversário de 75 anos do Catarinense Pharma está sendo celebrado essa semana, mas possui ações ao longo de todo o ano.

Para comunicar esse marco, uma campanha institucional foi criada com o conceito “Qualidade de vidas”, para impactar todos os públicos, desde os colaboradores até o consumidor final.

O objetivo é mostrar como o Catarinense Pharma auxilia as pessoas a obterem qualidade de vida, pois são 75 anos de uma história bem vivida para “ser fonte de saúde” junto a todos que se relacionam com a marca.

Isto é, para comemorar a data a empresa lança o aplicativo Catarinense Nutrição.

Ou seja, o primeiro de uma indústria farmacêutica com orientações para a população adotar hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida.

Desenvolvido pela N2B, uma startup incubada no Hospital Albert Einstein, o aplicativo está disponível para IOS e Android de forma gratuita nos primeiros 30 dias de acesso, podendo ser renovado na compra de produtos da linha.

Sobre o Catarinense Pharma

O Catarinense Pharma completa 75 anos de presença na área farmacêutica.

Em outras palavras desenvolve e comercializa produtos e medicamentos, que abrangem um portfólio de mais de 300 itens.

Por exemplo, incluindo especialmente fitoterápicos de diversas classes terapêuticas e suplementos alimentares.

Com um parque fabril de aproximadamente 10mil m², atende às normas de Boas Práticas de Fabricação e está presente em mais de 70.000 farmácias em todas as regiões do Brasil.

Ainda por cima, além de comemorar os 75 anos, 2020 marca o lançamento de novos produtos que reforçam a diretriz de contribuir com a saúde preventiva, presente em toda a trajetória da indústria.

Serviço:

O quê: 75 anos do Catarinense Pharma

Quando: ao longo de 2020

Data: 19 de julho

Acompanhe também nas mídias sociais

Instagram: catarinensepharma

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Simone Hülse Feuser
Assessoria de Imprensa Catarinense Pharma
        Exit Comunicação e Negócios

Email: simonehulse@gmail.com

Fontes: 1. Territorial Data – Close-Up – Mercado Montado Ômega 3 – MAT 06/2020 – Unidades.

Assim, Territorial Data 2. – Close-Up – Mercados Montados Suplementos Alimentares – Fabricantes – MAT 06/2020 – Unidades. 3.Retail Market – Close-Up – YTD 06/2020 – Unidades e R$ com Desconto. 4. Retail Market – Close-Up – Fitoterápicos – MAT 06/2020 – Unidades. 5. Territorial Data – Close-Up – Mercado montado: Sólidos Orais – Polivitamínicos AZ, Homem, Mulher, 50+, Energia, Imunidade e Cabelos & Unhas – MAT 06/2020 – Unidades

Assista  egotv: Inauguração da Loja de Colchões Reveev Joinville

Como ganhar dinheiro na plataforma do canal Ego TV?

Gabi Lopes faz lançamento exclusivo para as redes sociais. Quarentenados vai ao ar todos os domingos

Sair da versão mobile