Ego Notícias

Campanha Setembro Verde atua na Prevenção do Câncer de Intestino

Campanha Setembro Verde - Flyer

O Setembro Verde promove ações por várias cidades catarinenses. Entretanto, na Capital, entre os dias 14 e 16 de setembro, será realizada a exposição do Intestino Gigante no Floripa Shopping. Assim, a réplica inflável, de 13 metros de comprimento não só permite observar o interior de um intestino bem como entender como as doenças se instalam. Ademais, enquanto o câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres, do mesmo modo é o terceiro entre os homens.

Dessa forma, a visitação ao Intestino Gigante será gratuita. E, acima de tudo, será guiada por médicos voluntários, estudantes de medicina da Unisul e do Hospital Universitário da UFSC. Além disso, no dia 14, sexta-feira, alunos de escolas públicas e particulares tem participação agendada para conhecer o interior de um intestino. Irão entender as principais doenças que ocorrem neste órgão do corpo humano.

Consequentemente, outra ação realizada pela campanha será o Mutirão de Colonoscopia. De tal forma que ocorrerá no Hospital Universitário da UFSC, a princípio, no dia 29 de setembro. Cerca de 20 médicos voluntários realizarão os exames em pacientes que estão na fila do SUS.

Em suma, a colonoscopia é o exame que investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos e outras doenças. Certamente é recomendada para homens e mulheres acima de 50 anos, embora não haja nenhum sintoma ou antes desta idade, e não apenas para pessoas com história familiar de câncer de intestino, pólipos, como também para outras doenças.

A saber, em 2017, foram realizados 52 exames em homens e mulheres, apesar de que 31 destes fizeram a colonoscopia pela primeira vez. De tal forma que duas pessoas foram diagnosticadas com câncer e 49 pólipos foram detectados e retirados durante o exame. Acima de tudo, o câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando o pólipo é descoberto precocemente.

Devido a isso, entre as ações que marcam a Campanha Setembro Verde, pontos turísticos e históricos de Florianópolis serão iluminados com a luz verde, consequentemente, lembrando aos catarinenses a importância da prevenção do câncer de intestino.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

Nesse ínterim, vale ressaltar que a Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG). Contando com o apoio de clínicas de Oncologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Medicina Nuclear. Também de empresas de materiais de endoscopia, Hospital Universitário da UFSC e profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

centraldemultas.net.br
centraldemultas.net.br

Serviço:

O quê: Exposição Intestino Gigante

Quando: 14 a 16 de setembro

Onde: Floripa Shopping, SC-401 / Florianópolis– SC

Local: Estacionamento L2

Entrada: Gratuita

Horário: 14 e 15/09: 10h às 22h / 16/09: 12h às 20h

https://www.facebook.com/cake.decor.1/

LEIA MAIS: Vamos estudar Cerveja?

LEIA TAMBÉM: Prêmio TopView Gastronomia escolhe o Café Cultura como a melhor cafeteria de Florianópolis

Sair da versão mobile