MúsicaShows

Bruxa Cósmica apresenta Vogue Beat com novo single e clipe “Boicote”

Um manifesto subversivo e transgressor, a nova música dá voz à luta LGBTQIA+

Bruxa Cósmica apresenta Vogue Beat ao Brasil com novo single e clipe “Boicote”

A dançarina, performer e compositora Bruxa Cósmica – nascida Victórya Devin, mineira de Governador Valadares – chega ao segundo single de sua carreira musical com o petardo “Boicote”. Assim, um manifesto subversivo e transgressor, a nova música dá voz à luta LGBTQIA+, ao corpo político e à ininterrupta perseguição aos grupos trans e homoafetivos.

Reconhecida internacionalmente

Assim, ela, reconhecida internacionalmente como expoente da cultura Ballroom e dona de uma identidade peculiar no quesito performático, faz do Vogue seu grande aliado na composição musical, puxada para os estilos urbanos da house music, vogue beat e grime, com vozes abertas e efeitos pontuando a mensagem na letra.

Bruxa Cósmica apresenta Vogue Beat com novo single e clipe "Boicote"
Bruxa Cósmica – Foto: Raul Cathiard / Arquivo Pessoal
Boicote

Então, “Boicote” trata das inúmeras formas de sabotagem aos grupos execrados socialmente e funciona como ferramenta de insurgência ao status quo – este que exclui de seu sistema os negros, não-binários, trans, indígenas, religiões de matriz africana e tantos outros.

Representatividades

Assim, para o videoclipe, Bruxa Cósmica trouxe exatamente todas essas representatividades com a  participação de Luky Roh, father na Kiki House Império e referência do estilo chant (rima e freestyle) no Ballroom brasileiro, e elenco  formado por um grande time de representantes dessa cultura no país, como Makayla Legendary (mother na Kiki House Império), Irmãs Brasil (gêmeas da Casa de Cosmos), PatFudyda e Gabriel (filhes da Kiki House of Mamba Negra), Juliete (mother na Casa de Cosmos) e Bassetuda (madrinha da House of Império). Então, com essas participações, a mensagem fala alto, grita: cada corpo importa.

Bruxa Cósmica apresenta Vogue Beat com novo single e clipe "Boicote"
Bruxa Cósmica – Foto: Raul Cathiard / Arquivo Pessoal
Guerrilheiros da arte

Assim, a  estética bélica do vídeo é para dar ênfase aos “guerrilheiros da arte”, constantemente quebrando preconceitos, combatendo a mentalidade preconceituosa que paira sobre nós. Então, é nos detalhes que se percebe a essência de “Boicote”: a bandeira brasileira usada como balaclava, o tanque de guerra que serve de cenário, o figurino e a coreografia atrevidos, a serpente negra e Zé Pilintra que denotam a proteção espiritual da Bruxa.

Simbolizado pelo troféu

Assim, boicotar os boicotadores é o Grand Prize neste trabalho – simbolizado pelo troféu que Bruxa segura em uma das cenas mais impactantes do clipe. Então, “Boicote” é para dançar sem pudor em cima da opressão, quebrar preconceitos, trazer a liberdade de volta, ser livre e deixar que os outros sejam também.

Veja o video: Bruxa Cósmica – Boicote feat. Luky Roh

Bruxa Cósmica é Victórya Devin

Antes de mais nada, Bruxa Cósmica é Victórya Devin (23, Governador Valadares (MG)), performer, coreógrafa, cantora e compositora, cursando Arte Corporal pela UFRJ. Então, ela foi nomeada a primeira Legendary Mainstream da América Latina pelo Icon José Xtravaganza, fundado em Nova York, e coreógrafo de Madonna. Victórya representa a House of Xtravaganza no Brasil e América Latina como Princess desde 2020.

Ou seja, referência da cultura Ballroom, foi uma das pioneiras nas batalhas de Vogue para o Rio de Janeiro com o evento “Conferência das Bruxas”, e é co-fundadora do Coletivo Casa de Cosmos, na capital carioca. Entre seus trabalhos como dançarina estão participações no programa Amor e Sexo, da Rede Globo, na última temporada (2018) e bailarina solo nos shows de Fernanda Abreu desde 2016 até o presente.

Coreografou e performou para marcas

Coreografou para marcas como AMARO, Nike x Sacai, Freddy Wear, Garnier Nutrisse e outras, além da campanha global do Moto G9, da Motorola. Assim, ela participou de clipes de Ivete Sangalo, Ludmilla, Xamã, Duda Brack e Ney Matogrosso, Paulo Ho e Letrux, Valeska, Heavy Baile e Aramà. Foi vencedora em mais 20 batalhas de Voguing no Brasil, em competições como Gaymers Ball, Ebony Ball, Revlon Ball, Voguenic Ball e Deck Nights. Em 2020, lançou seu primeiro single, “Céu Vermelho”, com o qual iniciou a carreira de cantora e compositora. Com sua produção autoral, quer expandir a cultura Ballroom no Brasil, utilizando as influências de Vogue Beat, Club Music e Rock.

Fotos: Raul Cathiard – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Mariângela Carvalho
Assessoria de Impressa Supernova

E-mail: contato@supernova.mus.br

Site: www.supernova.mus.br

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: Las Bibas From Vizcaya apresenta “Sky High”

GOD SAVE THE FASHION 360° 

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo