Ego Notícias

BRita BRazil lança livro com relatos de vítimas da bebida ayahuasca

BRita BRazil - Foto Victor Hart

“Um trabalho de pesquisa de uma mãe que não quer que ninguém passe pelo desespero que a nossa família passou”. Assim BRita BRazil define o seu primeiro livro, ‘Relatos, que será lançado pela editora Fontenelle Publicações, no dia 31 de janeiro, data do aniversário da autora, às 20h, no quiosque QuiQui, em São Conrado, no Rio, e que tem entre os sócios, Rick Amaral, filho do empresário Ricardo Amaral. Em São Paulo, o lançamento acontecerá na sexta, 15 de fevereiro, às 19h, no Espaço Cultural ‘Integra núcleo de desenvolvimento humano’, na Vila Mariana.

Capa do Livro Relatos – Foto Alex MacDowell

O objetivo de BRita BRazil é alertar à população brasileira dos perigos da bebida ayahuasca, mais conhecida como Santo Daime, uma droga natural, que contém como substância alucinógena, o DMT, ilegal na Holanda, mas comercializada no Brasil e está na lista dos ópios e dos psicotrópicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A obra surgiu após a morte drástica e precoce, em 2016, do seu filho, o baixista Rian Brito, que tinha 25 anos, neto do humorista Chico Anysio e filho do ator Nizo Neto. Segundo ela, o jovem pesquisou e como não encontrou nada que falasse sobre os efeitos colaterais, aceitou o convite do melhor amigo para experimentar. Em dezembro de 2014, teve um surto psicótico na Porta do Sol, conhecida como o Centro de Estudos Xamânicos de Expansão da Consciência.

+ LEIA TAMBÉM SOBRE: Prêmio Comunicação e Destaque mais uma vez bate recorde de público

Foram dois anos de pesquisas, diante de muita dor para nascer a publicação, que possui 43 relatos de vítimas e familiares delas, por consequência da experiência do ayahuasca e depoimentos de médicos conceituados, a opinião técnica do Delegado da Polícia Federal de Brasília, Bruno Fontenele Cabral, entre outros. Em ‘Relatos’BRita também mostra sua visão, após ter enfrentado com profundidade esse assunto, além de apresentar uma lista com 33 sintomas da doença, gerada pelo Ayahuasca.

“Quando comecei a falar sobre isso na mídia, criando a Campanha de Alerta aos Perigos do Ayahuasca, fui persistentemente agredida virtualmente por usuários e frequentadores da seita. Ninguém tem ideia do terror que vivenciamos, por um ano e quatro meses, com a doença que o meu filho adquiriu após ingerir esse ‘veneno’. Desde então, decidi me isolar para pesquisar e quero agora, com o livro, dar continuidade e poder salvar muitas vidas. Essa ação deveria ser desenvolvida pelo Governo, pois é assunto de saúde pública, e não por uma simples mãe. A grande covardia é que não avisam aos jovens que estão ingerindo uma droga, diluindo seu teor gravíssimo na água, ao usar o termo ‘chá’”, afirma BRita BRazil, que teve a honra de ter nessa publicação, a orelha escrita pelo renomado ator, Carlos Vereza, e que vai abrilhantar o lançamento, tocando flauta.

Segundo ela, a escolha pela data do seu aniversário para lançar ‘Relatos’, é para reencontrar amigos e, principalmente, compartilhar a liberdade democrática de poder revelar essa pesquisa e ajudar quem clama por uma solução.

Além dessa obra, que estará à venda no site da ‘americanas.com’, a partir de 1 de fevereiro, a autora já escreveu outros seis livros, que serão publicados até 2020.

Sobre a autora:

BRita BRazil ficou conhecida como Márcia Brito, atriz, compositora e modelo nas décadas de 60, 70 e 80, uma top do mundo da moda, em campanhas publicitárias, passarelas, comerciais, editoriais e capas de revistas. Na TV, interpretou Flora Própolis, que tinha o famoso bordão, “Viva a Natureza”, no humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”, da Rede Globo. A personagem foi criada pelo sogro, Chico Anysio, em homenagem à sua longa luta ecológica. Em 2014/2015 BRita atuou em Malhação como Indira. A mudança do nome artístico para BRita BRazil há 19 anos, partiu da decisão de entrar na carreira musical como compositora, sem misturar as bagagens anteriores, com a da música.

 

SERVIÇO:

Lançamentos do livro “Relatos”

Autora: BRita BRazil

 Local: Rio de Janeiro

Dia: Quinta-feira – 31 de janeiro de 2019

Horário: 20h

Local: Quiosque QuiQui

Endereço: Avenida Prefeito Mendes de Morais, Praia de São Conrado (em frente ao número 900), Rio de Janeiro, RJ

Observação: O livro estará à venda no dia do lançamento e, a partir do dia 1 de fevereiro de 2019, no site americanas.com

 São Paulo

Dia: Sexta-feira – 15 de fevereiro de 2019

Horários: Sessão de autógrafos – 19h / Debate – 20h

Local: Espaço Cultural ‘Integra núcleo de desenvolvimento humano’

Endereço: Rua Bagé, 19 – Vila Mariana, São Paulo, SP

Telefone: 55 (11) 5084-0878

 

Fonte: GMP Assessoria de Imprensa

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

 

Sair da versão mobile