Brasileiro vai comandar empresa de mobilidade na Flórida
Aproximadamente 15% da população mundial possuem deficiência física, conforme dados do Banco Mundial. Já, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, no Brasil, mais de 17 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.
Nos Estados Unidos, a cada cinco norte-americanos, um possui algum tipo de deficiência física, segundo aponta o U.S. Census Bureau. Isso representa 19% da população do país. Para atender a essa população, o Departamento de Justiça americano criou um guia com os requisitos mínimos de acessibilidade para edifícios e instalações. Além disso, a Lei dos Americanos com Deficiência (ADA) possibilita que deficientes possam ter acesso a qualquer estabelecimento comercial, hospitais, bancos, escolas e universidades, prédios residenciais, igrejas, hotéis, parques, meio de transporte público, aeroportos, rodoviárias, portos, ou qualquer outro lugar.
Nesse sentido, o brasileiro Denis Everson do Amaral vai comandar a MobiCare Transit, que fornecerá serviços de transporte especial para idosos e indivíduos com deficiências físicas e intelectuais nos Estados Unidos. O empreendimento ficará em Daytona Beach, no estado da Flórida, que é uma área qualificada como HUBZone. De fato, “A MobiCare Transit terá como objetivo proporcionar viagens seguras, acessíveis e dignas para todos, focando em excelente atendimento ao cliente e oferecendo veículos seguros e bem mantidos”, garante Denis, que é especialista na Indústria de Transporte para Necessidades Especiais.
Acessar transporte é vital para a qualidade de vida das pessoas.
Segundo explica Denis, a empresa desenvolverá tecnologia e uma plataforma de aplicativo que será oferecida por assinatura a instituições de saúde e organizações americanas. “Todos merecem um transporte digno e eficiente, independentemente de suas limitações. Por isso, quero aprimorar a capacidade das pessoas com deficiências de acessar serviços públicos e privados no ambiente on-line também”, explica.
A capacidade de acessar transporte é vital para a qualidade de vida das pessoas. Aqueles que não conseguem se transportar ou adquirir transporte devido a deficiência física ou mental, situação de renda ou idade são considerados desfavorecidos em termos de transporte. “Esses indivíduos dependem, portanto, de outros para obter acesso a cuidados de saúde e serviços sociais, educação, emprego, compras e outras atividades essenciais. E essa é a missão da MobiCare Transit: garantir a disponibilidade de serviços de transporte eficientes, econômicos e de qualidade para os desfavorecidos em termos de transporte”, assegura Denis.
Com a criação da empresa, o especialista se esforça para abordar o desafio nacional de fornecer soluções de mobilidade para indivíduos com deficiências físicas e intelectuais, melhorando a equidade e a inclusão social das pessoas com deficiências no país. O empreendimento ajudará a facilitar oportunidades de emprego para pessoas com deficiências, aumentar sua inclusão em atividades comunitárias, bem como melhorar sua independência e qualidade de vida.
Com isso, a MobiCare Transit vai impactar positivamente na saúde mental dessas pessoas, que pode ser prejudicada devido ao isolamento e à falta de mobilidade. “O transporte é essencial para que pessoas com deficiências e idosos participem da sociedade. Ele impacta o acesso a cuidados de saúde, bens e serviços essenciais, interações com amigos e familiares, capacidade de trabalhar ou frequentar a escola, bem como uma série de outras atividades”, lista o empreendedor.
Para gerenciar o empreendimento, Denis aplicará sua experiência em gestão, com foco na otimização de recursos humanos, tecnológicos e materiais para empresas de transporte público. Sua expertise, juntamente com sua paixão por criar um impacto positivo na comunidade, servirá como a base da missão da empresa de resolver os desafios de mobilidade enfrentados pelas pessoas com deficiências.
Sobre o profissional:
Denis Everson do Amaral tem experiência em gestão com ênfase na otimização de recursos humanos, tecnológicos e materiais aplicados às operações de empresas de transporte público. Possui formação na gestão de empresas voltadas ao transporte de passageiros com limitações motoras e/ou intelectuais, treinamento de equipes para prestar serviço de qualidade para este grupo específico e adaptando veículos com os equipamentos necessários para atender às necessidades desses usuários.
Fotos: Freepik / Divulgação
Por: Denis Everson do Amaral
O que mais você gostaria? Acessibilidade no transporte garante o direito de ir e vir para todos