Ego Notícias

Brasileiro investe no setor de proteção contra incêndio nos EUA

Brasileiro investe no setor de proteção contra incêndio nos EUA

O setor de proteção contra incêndio é um dos pontos mais importantes na construção civil. Por isso, entender a ciência do fogo é fundamental para a segurança de edifícios e para promover a proteção de vidas e propriedades. Para o engenheiro civil e especialista em segurança Paulo Henrique Fechine Silva os profissionais dessa área são essenciais para o setor.

Pensando nisso, Silva pretende investir no campo nos Estados Unidos e vai gerenciar a H2FIRE SOLUTIONS. Com sede em Miami, na Flórida, o empreendimento vai oferecer uma gama de serviços relacionados à proteção contra incêndios, incluindo o desenvolvimento de projetos de segurança contra incêndios para garantir a segurança dos edifícios nos EUA. Além disso, trabalhará com a venda de equipamentos de combate a incêndios.

Projetos técnicos

Segundo explica o especialista, a empresa gira em torno da melhoria do bem-estar dos cidadãos americanos e do estado de suas propriedades, iniciando projetos especializados em segurança contra incêndios com a intenção de prevenir e proteger contra acidentes com fogo. Ou seja, “Por meio da H2FIRE SOLUTIONS, pretendo aumentar a segurança das pessoas e dos edifícios, aproveitando equipamentos e preparando projetos técnicos para a prevenção de incêndios”, comenta.

A complexidade dos edifícios cresceu ao longo do tempo, com o desenvolvimento de novos métodos de construção e o uso de diferentes materiais, conforme Silva. “Portanto, há uma necessidade de acompanhar essa evolução com níveis aumentados de proteção, garantindo a segurança das pessoas que vivem ou trabalham próximas a substâncias perigosas”, salienta ele.

Brasileiro investe no setor de proteção contra incêndio nos EUA
Brasileiro investe no setor de proteção contra incêndio nos EUA – Foto Freepik / Divulgação

Estudos técnicos

Para esse fim, o engenheiro oferecerá serviços técnicos especializados que requerem autorização e licenciamento, atuando em sua capacidade de Engenheiro Civil e Especialista em Segurança. De acordo com Silva, sua capacidade de projetar, implementar e gerenciar sistemas de segurança contra incêndios desempenha um papel crucial na garantia da segurança pública e contribui significativamente para os padrões nacionais de construção e desenvolvimento de infraestrutura.

“Garanto que vou acompanhar de perto as últimas regulamentações adotadas pelas organizações American Authority Having Jurisdiction (AHJ) para que todos os projetos da H2FIRE SOLUTIONS cumpram os requisitos legais necessários nas cidades e estados americanos”, assegura Silva. Além disso, o empreendimento pretende desempenhar um papel vital na preparação de estudos técnicos e na instalação de medidas adequadas de segurança contra incêndios em instalações de petróleo e gás, manufatura, armazéns e outras instalações nos Estados Unidos. De acordo com um relatório da Reuters, em 2023, sete dos 13 incêndios em refinarias ocorridos naquele ano aconteceram no Texas. Desses, um incidente notável resultou em uma vítima fatal.

Vistoria do Corpo de Bombeiros

No que tange ao assunto, o Texas Commission on Environmental Quality continua a relatar violações cometidas por empresas de petróleo e gás prolíficas no Texas e arredores, sinalizando irregularidades em relação aos programas de segurança e gestão de riscos da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Por isso, “Quero direcionar as operações da empresa de forma a combater as tendências de incêndio, desenvolvendo soluções eficazes de segurança contra incêndios”, explica. Além de Miami, Silva tem planos de expandir as operações para Boston, Austin e Los Angeles.

Com atuação nacional desde 2019, a H2FIRE Soluções Contra Incêndio busca regulamentar e certificar empresas e empreendimentos. A empresa tem sua matriz em Juazeiro do Norte, no Ceará, e conta com duas filiais, uma em Fortaleza e outra em São Paulo. De fato, o empreendimento opera em todas as fases de implementação de instalações de segurança contra incêndio, incluindo a execução do protocolo H2Fire, que abrange a elaboração de projetos de combate a incêndio, execução da construção, aprovação pelo Corpo de Bombeiros e emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Sobre o profissional:

Paulo Henrique Fechine Silva é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri, no Ceará, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Tem proficiência em análise estrutural, hidráulica, geotecnia e gestão de construção e especialização em normas de segurança, saúde ocupacional e gestão de riscos.

Ao longo de sua carreira, se especializou em Segurança e Ciência do Fogo, assim, tendo sólida compreensão no assunto, incluindo comportamento do fogo, transferência de calor, propriedades dos materiais de construção e produtos químicos. Realiza avaliações detalhadas de riscos e identifica potenciais perigos de incêndio em edifícios e áreas adjacentes. É membro ativo da National Fire Protection Association (NFPA) e da Society of Fire Protection Engineers (SFPE).

Fotos: Freepik / Divulgação

Por: Paulo Henrique Fechine Silva

Veja mais: A ciência do fogo na engenharia civil

Sair da versão mobile