Ego Notícias

BMW as Joias produzidas em Araquari.

BMW as Joias produzidas em Araquari. - Foto Divulgação
BMW as Joias produzidas em Araquari. – Foto Divulgação

A área comercial de uma empresa é a infantaria, a comissão de frente, o abre-alas. Ter um carro Premium é o sonho de muitos brasileiros. Entre eles, essa humilde datilógrafa. Mas um sonho que todos nós, os peões do tabuleiro, os executivos de venda temos, é saber como nascem os produtos que orgulhosamente apresentamos aos consumidores da BMW. Da pedra fundamental em dezembro de 2013 ao primeiro série 3 produzido em Araquari, foram nove meses, muito trabalho, e um pouco de inocência dos alemães que acreditavam que chegando aqui todo mundo domina o inglês. Conhecer quem fez parte dessa história é uma honra! Foi invejável, o privilégio de receber um convite para conferir como são montadas as arrojadas máquinas de condução de luxo da marca na fábrica catarinense. Convite posto, imediatamente aceito!

O longo muro branco na BR 101 esconde uma linha de montagem que dá um show de competência admirável. Recebemos crachás, sapatos e uniformes no tom azul profundo da bandeira da Baviera. Ao abrirem-se as portas, nos sentimos como crianças penetrando no fantástico mundo de Willy Wonka. Natural, afinal, conduzir um BMW libera endorfinas tanto quanto lambuzar-se com um delicioso chocolate.

O que impressiona é a organização, a limpeza, ruas delimitadas por faixas amarelas. Não são robôs, mas homens e mulheres que fazem o ajuste manualmente. As equipes são organizadas por funções, e se diferenciam pela cor nos uniformes, que separa logística, montadores, controle de qualidade, treinadores, tradutores.

Emblema BMW – Foto Divulgação

Foi bacana conferir que linha de montagem brasileira produz automóveis com a mesma qualidade e nível de excelência dos fabricados na Alemanha, após rígida capacitação profissional pela qual os funcionários passaram. Une o melhor das duas culturas, com gestão de talentos responsável pelo baixo turnover. Admirável saber que os funcionários brasileiros fazem muito mais coisas cada um que seus confrades na Alemanha, onde a cada minuto há troca de carro. 

Hipnotizadas, vimos as carrocerias progredindo lentamente, de estação em estação, a cada 15 minutos, ganhando corpo, design à medida que avançam. Motor, rodas, cockpit, milhares de peças e detalhes vão se unindo, no processo, até chegar ao starup, quando o motor ronrona pela primeira vez, dois dias após a descida da carroceria. Mais dois dias de testes, e o carro está disponível para vir para nossas mãos.

Nosso anfitrião alemão afirma com conhecimento de causa que os carros brasileiros são tão bons quanto os importados, mas feitos com mais paixão. Foi um show e não temos como agradecer o suficiente pelo tour e hospitalidade! Danke!

Barbara Reiter e Tali Haugg em Araquari – Foto Divulgação

 

BMW as Joias produzidas em Araquari – Foto Divulgação

Foto da Capa: Divulgação

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Link de todos os post do Autor Marcos Morrone: https://egonoticias.com.br/autor/marcos-morrone/

Sair da versão mobile