Criptomoedas

Banco Central assina termo de Adesão ao FX Global Code

Especialista em direito bancário explica o que muda no mercado financeiro

O Banco Central (BC) assinou nesta terça-feira (14/11) o Termo de Adesão ao Código Global de Câmbio (FX Global Code).

Com a adesão, o BC afirma através de nota à imprensa que reconhece o código como um conjunto de princípios de boas práticas para o mercado de câmbio, e se compromete a adotar tais princípios nos procedimentos e rotinas internos da instituição relacionados a este mercado.

O especialista em Direito Bancário, Dr. João Antonio Motta, sócio do escritório que leva seu nome, explica o que seria o Código Global de Câmbio:

“ É uma diretiva de orientação quanto a boas práticas e transparência da compra e venda e arbitragem de moedas, muito focada em compliance”.

De acordo com o Banco Central, o Código Global de Câmbio é fruto de um trabalho de dois anos realizado pelo Foreign Exchange Working Group (FXWG) e o BC participou desde o princípio na elaborado do Código como membro do FXWG, juntamente com outros quinze bancos centrais, além de representantes do setor privado.

Para o especialista em direito bancário de imediato não há mudanças no mercado financeiro.

“Mas a meu ver é um passo inicial para a regulação e controle das criptomoedas.

Saliento que esta é minha posição, mas entendo que o mercado financeiro formal e, em especial, os traders formais de câmbio.

Não vão deixar este mercado sem regulação, à margem de qualquer controle”, finaliza Dr. Motta.

Como membro do Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil (CCMCB), o BC afirma ainda em nota que espera que sua adesão encoraje outros participantes do mercado de câmbio brasileiro a aderirem ao Código.

João Antônio Motta - Foto Divulgação
Advogado Dr. João Antônio Motta – Foto Divulgação

Advogado (PUC/RS – OAB em 1982), com onze cursos de extensão em Direito Civil, Comercial e Processo Civil ministrados pela Escola Osvaldo Vergara, entidade oficial da OAB/RS.

Foi sócio fundador (em Porto Alegre) e dirigiu a filial São Paulo de escritório jurídico com atuação destacada em Direito Bancário, quando criou a tese sobre a vedação ao aumento arbitrário do lucro (‘spread‘) bancário.

Advogou para importante conglomerado financeiro nacional, chefiando as diretorias de Passo Fundo-RS e Recife-PE na área de recuperação de créditos.

Participou como professor convidado junto ao “Congresso de Direito Bancário na Comunidade Européia” (Lisboa/1997). Pela destacada palestra proferida no “1º Simpósio Internacional de Direito Bancário” (São Paulo-1998).

Foi integrado como sócio honorário do IBDB – Instituto Brasileiro de Direito Bancário, sendo também conselheiro do IBDI – Instituto Brasileiro de Direito da Informática, tendo participado do “Encontro Nacional de Responsabilidade Civil” (Recife/2000).

Onde palestrou em painel com o Desembargador (RJ) Sérgio Cavalieri Filho sobre a Responsabilidade Civil da Empresa Bancária. É autor do livro “Os Bancos no Banco dos Réus“ Ed. América Jurídica, (Rio de Janeiro/2001).

Acessem o site:http://jacmlaw.com/

Telefone: + 55  11  3884 9779

Email  contato@jacmlaw.com

+ LEIA MAIS: Inventário, como e quando fazer

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo