Ego Notícias

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas.

Pista principal de Congonhas em São Paulo volta receber aviões de grande porte. O presidente Bolsonaro visitou o aeroporto paulista neste sábado

A pista principal do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, voltará a receber pousos e decolagens de aeronaves de grande porte neste domingo (6). Assim também, nesta manhã de hoje (5), o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega da obra de reforma da pista.

Dessa forma, ao todo, foram investidos R$ 11,5 milhões na obra. E, de acordo com Palácio do Planalto, o presidente retornou para Brasília após a visita ao aeroporto.

“Estamos entregando mais uma obra importante, que traz mais segurança para as operações, para os tripulantes e passageiros, neste que é o segundo aeroporto mais movimentado do país”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O ministro vistoriou o local ao lado do presidente Bolsonaro e do presidente da Infraero, brigadeiro Hélio Paes de Barros.

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas
O presidente da República, Jair Bolsonaro, visita as obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Congonhas

Da mesma forma, segundo o ministério, as obras foram concluídas em 32 dias e deverão proporcionar melhoria da capacidade de drenagem. Além do aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento e redução da possibilidade de aquaplanagem.

Igualmente, a pista recebeu um revestimento de alta tecnologia, chamado de camada superficial porosa de atrito (CPA), fresagem do revestimento asfáltico existente, e uma camada estrutural de concreto asfáltico com grooving (ranhuras) na área das cabeceiras.

Assim, a pista principal do Aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento, 45 metros de largura e suporta aviões até categoria 4C.  Portanto, engloba as principais aeronaves usadas pelas companhias aéreas brasileiras. Ou seja, aeronaves, como por exemplo, Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195.

Aviões de grande porte no Aeroporto de Congonhas

Enfim, a primeira operação programada é a chegada do voo 3009, da Latam. Saindo de Belo Horizonte amanhã às 8:45, a aeronave deve pousar em Congonhas às 10h05.

Durante o período em que a pista principal esteve em obras, Congonhas seguiu recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar.

De acordo com a Infraero, a manutenção das obras entre os meses de agosto e setembro considerou a baixa incidência de chuvas na capital paulista para o período dos trabalhos.

Informações de: Bruno Bocchini e Heloisa Cristaldo

Edição: Denise Griesinger

Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Agência Brasil
Assessoria de Imprensa

Leia aindaEvento online de Mostra Internacional de Cutelaria

Sair da versão mobile