Ego Notícias

Assinatura eletrônica – o que é e como fazer a sua

Assinatura eletrônica – o que é e como fazer a sua

2020 foi um ano cheio de mudanças. Mudanças que assim, levaram muitas empresas e indivíduos a entrarem na era digital. Neste cenário, as assinaturas digitais assumiram um papel importante, facilitando os processos de trabalho e maximizando a produtividade. Como é uma tendência que já tem sido adotada por muitas empresas, decidimos esclarecer o que é e como se pode fazer uma assinatura eletrônica.

O que é a assinatura eletrônica? 

Uma assinatura eletrônica é uma reprodução de uma assinatura em um documento digital. Talvez você já fez algumas sem nunca saber. Por exemplo, quando recebe uma entrega e tem de assinar em um tablet ou um dispositivo móvel, isso é considerado uma assinatura eletrônica.

Qual é a sua importância? 

A criação de assinaturas eletrônicas permite uma maior agilidade no processo de assinatura de qualquer documento. Por isso, o tempo e os custos que antes eram perdidos em enviar um contrato para uma pessoa, esperar que ela assine e devolva o documento, são agora aproveitados para o desenvolvimento de outras atividades e tarefas. Tal se traduz em uma vantagem competitiva em relação às empresas que ainda não possuem esta tecnologia.

Assinatura eletrônica - o que é e como fazer a sua
Assinatura eletrônica – Laptop – Foto Free Photos – pixabay.com

Como posso criar a minha? 

Existem vários softwares para poder criar sua própria assinatura eletrônica. Além disso, nós recomendamos a ferramenta de Assinar PDF do Smallpdf por ser fácil e grátis de usar. Com essa ferramenta, é possível criar sua assinatura e pedir a de outras pessoas.

O primeiro passo é fazer o upload do seu documento. De seguida, aparecerá uma opção para você adicionar uma assinatura. Ao clicar, tem 3 opções: desenhar sua assinatura com o mouse ou uma caneta stylo, digitar, ou fazer upload de uma foto. Quando escolher a opção ainda pode escolher a cor e o tamanho da assinatura.

No final basta clicar em “finalizar e assinar” para concluir assim, o processo. Isto é, as assinaturas feitas com esta ferramenta estão em conformidade com a ISO 27001 e os padrões legais eIDAS para Simple Electronic Signatures.

Se posteriormente quiser ter acesso a todos os documentos assinados, pode criar uma conta na plataforma. Eles oferecem várias opções para todas as necessidades: gratuito, profissional, equipe e empresarial.

Fotos: szmiki95 Pixabay.com – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Smallpdf
Assessoria de Impressa

Sair da versão mobile