Ego Notícias

APPs de combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas

APPs de combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas. Aplicativos oferecem acompanhamento à distância e informações para profissionais de saúde.

Projeto da Universidade UNINASSAU, instituição do grupo Ser Educacional, pretende instalar gratuitamente as plataformas em diversos estados do país para ajudar o sistema de saúde.

Dois aplicativos que auxiliam no combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas em meio à pandemia.

O “Atende em Casa” permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes a distância, por meio de videochamadas, a fim de identificar e orientar em casa possíveis casos do coronavírus.

Já o “Aprenda em Todo Lugar” é voltado para profissionais de saúde e traz conteúdos técnicos e científicos relevantes para auxiliá-los.

As duas plataformas estão sendo disponibilizadas gratuitamente para diversos estados do Brasil, por meio de investimento da Universidade UNINASSAU, instituição mantida pelo grupo Ser Educacional.

Parcerias

A iniciativa de expansão visa firmar parcerias entre a UNINASSAU e prefeituras municipais e governos estaduais para implantação das soluções em seus respectivos territórios.

“Nesse momento tão difícil, não poderíamos deixar de envidar esforços para ajudar a população brasileira.

Acreditamos que o Atende em Casa e o Aprenda em Todo Lugar serão fundamentais no combate à Covid-19, ao ajudar a população e desafogar os hospitais e fornecer informações essenciais aos profissionais de saúde”, relata o controlador do Ser Educacional, Janguiê Diniz.

Atualmente, a UNINASSAU tem unidades em todos os estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil.

“Trabalhamos sempre para o desenvolvimento da educação e da ciência em todos os locais onde estamos presentes.

Agora, queremos unir forças com o poder público para enfrentar a pandemia do coronavírus.

Esses aplicativos auxiliarão as pessoas com orientações fundamentais para proteger os cidadãos e salvar vidas, visto que muitos acabam se deslocando sem necessidade para os hospitais e se infectando”, complementa Diniz.

APPs de combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas

APPs de combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas

Leia, também: Cenário positivo na pandemia para empresas de Delivery

Teleatendimento

O Atende em Casa surgiu no Recife, Pernambuco, e foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud.

Atualmente, além do Recife, o app atende os municípios pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru e Serra Talhada.

Dessa forma, ha uma previsão de expansão para outras cidades e estados do Brasil.

“Criamos o projeto em 72 horas e ele tem impactado muito positivamente a vida das pessoas, fazendo com que elas fiquem em casa e sejam atendidas, por meio da telemedicina. Já realizamos mais de 30 mil atendimentos em Pernambuco, fechamos com o Estado do Pará e o nosso sonho é levá-lo para o Brasil todo”, relata Cláudio Castro, sócio da Pitang Consultoria.

Em Pernambuco, para utilizar o serviço, é necessário acessar o site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o aplicativo Atende em Casa, disponível para smartphones com sistema Android.

Nesse sentido, o usuário informa dados pessoais e responde a um questionário sobre os sintomas que apresenta.

Assim, o aplicativo informa se são sintomas leves, em que o paciente deve ficar em casa, ou mais graves, que poderão necessitar de atendimento urgente.

Em síntese, para os casos mais leves, o usuário é acompanhado por duas semanas, com mensagens diárias para checar se os sintomas evoluem ou regridem.

Para os que apresentam sintomas graves, como febre persistente ou dificuldade para respirar, o atendimento virtual é complementado com uma videochamada com médicos ou enfermeiros.

Logo, esses profissionais podem orientar e, se for o caso, encaminhar a uma unidade de saúde.

APPs de combate à Covid-19 estão ajudando a salvar vidas

Se o paciente não puder falar por vídeo, a ligação é feita apenas por áudio. Dessa forma, o serviço de videochamada funciona das 7h às 19h.

De acordo com o procurador-geral da cidade do Recife, Rafael Figueiredo, o Atende em Casa tem sido vital para o controle do sistema de saúde no município.

“A partir dessa solução, a população tem o conforto de ser atendida por videochamada por um profissional de saúde antes de procurar as unidades de saúde.

Portanto, com o app, temos um duplo benefício:

Isto é, atendimento feito pelos profissionais, considerando a residência da pessoa e as vagas mais próximas dela.

As pessoas são orientadas e o sistema de saúde fica mais protegido do colapso vivenciado em outros países”, avalia.

Capacitação

Em suma, o Aprenda em Todo Lugar foi desenvolvido em parceria da Prefeitura do Recife com a UNINASSAU.

Voltado para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, o aplicativo traz informações para orientar os trabalhadores de saúde.

Orientações sobre a utilização dos EPIs e as frequentes atualizações nos protocolos de atendimento durante a pandemia, bem como outros conteúdos importantes, em vídeos e textos.

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Fernando Costa
     Instituto Exito

Não deixe de ler, primeiramente: Hotéis em LA fazem doações aos profissionais da Saúde

Sair da versão mobile