Apoiado em uma história emotiva e de natureza louvável, este conto adaptado em monólogo teatral, do renomado autor russo Anton Tchekhov (1860-1904), apresenta o desenrolar e as consequências de uma aposta entre um poderoso banqueiro e um jovem jurista. Em jogo estão uma pequena fortuna do primeiro e a liberdade do segundo. Contudo, “A Aposta” vai além de uma narrativa sobre ganhar e perder. Nesse caso, o “ser e ter” são colocados em discussão. E assim como outros textos do autor, trata-se de um olhar sobre o comportamento humano.
Sobre o Projeto e Autor:
Patrick Menegazzo iniciou o processo de montagem do monólogo “A Aposta” no ano de 2011, em Erechim (RS) e levou 9 meses de ensaio e investigação cênica até a estreia, em 2012. Levantou o conto a partir de seu repertório de ator de teatro físico.
Sendo o ator basicamente um autodidata – embora tenha feito algumas oficinas relevantes e no início cursos de desinibição – levantou as cenas conforme foi interpretando os personagens e descobrindo que espaço cênico eles deveriam ocupar, resultando, por fim, na montagem final. Ou seja, um trabalho de dentro da cena para fora.
O objetivo não era seguir uma cartilha de como se monta um Tchekhov, mas sim, resultar em um trabalho de interpretação crível, cuja a verdade dos personagens e da história deveriam aparecer a partir dos recursos técnicos de interpretação que o ator dispunha. Na época, com apenas três anos de experiência, o artista ousou ao montar o espetáculo.
A forma da narrativa, o suspense conquistado com o time e momentos de absoluto silêncio, além da entrega que algumas passagens sugerem, foram dando forma ao espetáculo, cujo o foco é a atuação.
Para tanto, o cenário se resume a uma mesa, e os quatro personagens da peça são interpretados sem troca de roupa ou maquiagem, mesmo quando dois deles, o banqueiro e o jurista, surgem em fases diferentes de suas vidas.
No entanto, dirigir o monólogo não foi uma opção, mas sim uma necessidade, uma vez que na cidade natal do artista não há muitas pessoas envolvidas com teatro, muito menos com teatro profissional.
Patrick Menegazzo é gaúcho e mora em São Paulo desde 2017. Em sua trajetória de onze anos, o ator e diretor já possui mais de uma dezena de cursos na área de teatro, cinema e televisão. Boa parte deles realizados em Porto Alegre, na CAL (Rio de Janeiro), e Ap 43 (São Paulo).
Entre seus trabalhos como ator, destaque para:
Série Hard – HBO (2019)
Comercial Mercedes – Benz Caminhões (2019)
Comercial Cerveja Schin (2018)
A Velha e o Diabo – Teatro
Se Piorar Estraga – Teatro
Te Deita no Divã – Teatro
Além disso, dirigiu e escreveu as peças: “Te Deita no Divã” (2012); “Detetive Becker em Conflito” (2013); “Se Piorar Estraga” (2015); A Velha e o Diabo (2019).
Também escreveu e dirigiu o curta-metragem “Só Você Sabe” (2018).
Ficha Técnica:
Texto: ANTON TCHEKHOV
Direção: PATRICK MENEGAZZO
Atuação: PATRICK MENEGAZZO
Músicas: O Verão (ANTONIO VIVALDI); Nocturne Op. 9 No. 2 in E flat Major (FRÉDÉRIC CHOPIN); “Air” Orchestral Suite No. 3 in D Major, BWV 1068 (JOHANN SEBASTIAN BACH); Canon in D Major (JOHANN PACHELBEL)
Figurino e Adereços: JANDIRA SCHELSKI
Cenografia: TAINÁ DO AMARAL
Criação de Luz: CLAUDIO CASAGRANDE FILHO E PATRICK MENEGAZZO
Criação de Som: CLAUDIO CASAGRANDE FILHO E PATRICK MENEGAZZO
Design Gráfico e Fotografia: IN HEAVEN COMUNICAÇÃO E FOTO ELSA.
Produção: PATRICK MENEGAZZO
Filmagens: MÁRCIO DE SÁ
Duração: 60 MINUTOS
Classificação: 12 ANOS.
—
Serviço:
Teatro Raposo Shopping – 25/10, às 21 horas
Vendas antecipadas: https://www.ingressoparatodos.com.br/evento/a_aposta_teatro_raposo_shopping_44266
Teatro West Plaza – 30/10 às 20h30, 08 e 15/11 às 21 horas
Vendas antecipadas:
30/10
08 e 15/11
https://www.ingressoparatodos.com.br/evento/a_aposta_teatro_west_plaza_shopping_44261
Contato:
PATRICK MENEGAZZO
(11) 98556 6045
patrick.menegazzo@yahoo.com.br
Ou Facebook: Patrick Menegazzo
Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte
Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano