Ícone do site Ego Notícias

Anemia em cães: entenda como ocorre

Anemia em cães: entenda como ocorre

Anemia em cães: entenda como ocorre

Primeiramente, há doenças que são comuns tanto nos humanos quanto nos cães. Pois uma delas é a anemia. “A doença acontece quando o sangue não tem a quantidade de glóbulos vermelhos abaixo da considerada normal. Além disso, ela pode ocorrer pela perda excessiva de sangue e até por problemas nutricionais”, explica o veterinário proprietário da Clínica Veterinária Professor Israel, Luiz Fernando.

Por outro lado, identificar a anemia no seu cãozinho não é tarefa difícil. Porque basta ficar atento aos sintomas. “Enfim, sinais como cansaço, desânimo, indisposição, apatia, prostração, mudança brusca de comportamento (era ativo e fica desanimado), urina escura ou com sangue, mucosas hipocoradas, ou seja não rosadas, mas mais esbranquiçadas”, cita.

Prevenção e tratamento 

Prevenir é sempre a melhor opção, para isso, é importante contar com a ajuda de um bom profissional. “A medicina preventiva é a melhor forma de evitar a anemia. Práticas como vacinação, controle de ectoparasitas e alimentação. As consultas  ao veterinário  são importantes. Para que seja possível identificar pequenas alterações de forma precoce”, revela o veterinário.

Porém, se o seu pet foi diagnosticado com anemia, há tratamento eficaz. “É feito a partir da causa. Corrigindo o problema que está levando à queda dos glóbulos vermelhos do cachorro. Muitas vezes, as pessoas recomendam remédios caseiros. Ou suplementos para cães com anemia”, frisa.

Mas atenção! Pois a prescrição de medicamentos deve ser feita somente por um profissional da área. “Devemos lembrar que a medicação sem prescrição pode levar a problemas graves. E mascarar os sintomas. Por isso, sempre consulte um veterinário de sua confiança”, finaliza Luiz.

Fonte: Luiz Fernando, Médico veterinário na Clínica Veterinária Professor Israel.

Foto Capa: Foto – Divulgação

Leia também: Festa Junina: aproveite as comidas típicas de forma mais prática

Sair da versão mobile