Ego Notícias

Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma

Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma, afirma psicanalista

O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu aponta a importância do amor de mãe para diversas situações da vida dos filhos. No segundo domingo do mês de maio nós celebramos as mães e toda a sua dedicação e amor aos seus filhos. Essa data que movimenta toda a sociedade e o comércio não é tão relevante à toa mas, sim, porque existe algo de muito especial no relacionamento entre mães e filhos e que influencia diretamente no resultado das nossas vidas.

O psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu ressalta a importância do amor de mãe para todos nós e como este pode ser um remédio para profundas feridas da alma e traumas diversos: “Há um sentimento único que somente é explicado e só pode ser revelado por intervenção de quem cognitivamente o viveu alguma vez na sua vida, que é a mãe.

Antes de mais nada, o Amor de mãe é remédio que cura as feridas da alma

O homem apenas o imagina sem sequer passar perto de sentir. Já a mulher que ainda não foi mãe não pode definir uma ideia nem aproximada do que realmente é este sentimento, afinal, só conhecemos os sentidos que sentimos ou será apenas uma mera imaginação sem sentido. E este amor além de ser um remédio para a alma, impacta diretamente na vida dos filhos, para sempre.”

Mãe é um porto seguro

O psicanalista aponta também o quanto o relacionamento com a mãe é crucial para o processo de crescimento, cura e amadurecimento de cada pessoa: “Quando a alma está ferida, podemos buscar no mundo o remédio para o alívio. Teremos conselhos e pensamentos que confortam a dor. Mas é na mãe que encontramos a vontade de quem realmente quer o nosso bem, sem pedir nada em troca, sem propósitos ocultos e com um único sentido, o amor verdadeiro, único e indeterminável.”

Fabiano com a mãe Maria em Fátima – Foto Divulgação

Abreu ressalta que isto também se deve à relação de confiança que temos entre mãe e filhos: “Mãe é aquela que conhece o mais profundo da nossa alma, desde o nosso nascimento até o desenvolvimento. É aquela que consegue com uma visão ampla e limpa fornecer a leveza que nos prende em consciência para encontrarmos a paz. Por isso, encontramos no amor da mãe o remédio da leveza de um amor verdadeiro, daquele amor com o qual podemos contar de olhos fechados, sem trocas. É pular de costas de um precipício e saber que ela estará lá para nos segurar.”

Filhos precisam ter uma nova visão sobre as suas mães

Apesar de todo o amor dispensado, segundo o especialista muitas vezes a emoção e os sentimentos da mãe podem distorcer a razão, criar uma realidade alternativa para blindar os filhos do sofrimento: “Mesmo que imbuída da emoção, a mãe não mede esforços para resolver um problema, ainda que na falta da razão, lá está o amor e o apoio materno, que sempre vai buscar uma solução, ainda que às vezes cometendo excessos ou até mesmo errando”.

Amor de mãe – Foto Divulgação

Deste modo, Abreu salienta que os filhos precisam ter uma nova visão sobre suas mães para que assim sejam plenamente alcançados por este amor: “Não veja na mãe uma pessoa exagerada que não entende nada. Veja na mãe alguém que te quer bem como ninguém e que trará soluções mediante as preocupações que se revelam no seu imenso querer do seu bem estar. E quando o mundo virar as costas para você, a mãe estará de frente e de braços abertos para acolher e te dar de comer, pois devido ao instinto materno, a razão da vida dela passa a ser fazer você sobreviver. E jamais se esqueça que se você está lendo este texto, é porque teve uma mãe que te gerou ou você não existiria, portanto, neste dia, temos que agradecer e valorizar a quem nos deu a vida.”

Biografia

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.

Sob o mesmo ponto de vista, o Especialista em estudos da mente humana,  Fabiano de Abreu tem como objetivo primário alcançar a psique através da matéria. Abreu possuí a profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. Conforme refere, “Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística encontra a solução.”. 

Filósofo e Psicanalista Fabiano de Abreu- Foto Divulgação Arquivo Pessoal

Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que em conjunto com neuroplasticidade tenta compreender a psicanálise.  Há um todo que é necessário estudar e conjugar para compreendermos a nossa personalidade. Esta, incluí desde a  alimentação até aos comportamentos determinados através da ética e da moral. A finalidade é encontrar caminhos para melhorar o nosso bem-estar.  Criou a teoria da ‘Psicoconstrução – Arquitetura da mente humana’ onde concluí a existência de uma mente primitiva impressa a partir da hipófise no esfenóide. Seus estudos encontram técnicas para resolver ou amenizar problemas comportamentais e de personalidade. 

Poemas Filosóficos

Criou poemas filosóficos para escolas de Minas Gerais para alunos que estavam desinteressados em aprender filosofia. “Assim como o funk não sai da cabeça por causa da rima, a rima facilita na absorção do conhecimento filosófico já que, ela contém o ingrediente emocional para o armazenamento mental.”

Recordista na criação de personagens para a imprensa, apontou a filosofia como responsável pela criatividade já que, antes de criar um personagem, ele faz o que chama de ‘mapeamento da alma’ para criar uma ‘propriedade intelectual’ que chame a atenção do jornalista e do público. Seus livros foram doados para universidades e bibliotecas do Brasil, Portugal, Angola, Paraguai e Espanha. Dedica parte da sua vida à produção gratuita de conteúdos que contribuam para um conforto social. Possui colunas nos maiores portais de resiliência e humanas da lusofonia que somam mais de 100 milhões de seguidores em suas redes sociais.

Livros

Viver Pode Não Ser Tão Ruim – Frases filosóficas 

Viver Pode Não Ser Tão Ruim – Vol 2 – Das frasetas ao contexto

Como se tornar uma celebridade – Filosofando a imprensa 

MF Press Global – Moda – Dicas de especialistas da moda

MF Press Global – Saúde – Dicas de especialistas de saúde 

Mini CV 

Fabiano de Abreu – Psicanalista, neuropsisanalista, poeta, filósofo e jornalista 

Reg: 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC

Reg: Intel Reseller Tecnology – Especialista em tecnologia: 10381444

Regis: FENAJ: 0035228/RJ

Regis: Jornalista Internacional IFJ: BR16791

Membro Mensa número: 1625BR

Currículo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558

Certificado no curso de Neurociência e Psicologia – Udemy

Especialização em Neuroplasticidade com Gregory Caremans – Na Brain Academy – Londres 

Especialização em Filosofia no curso História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid 

Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Siga o Chef Rodolfo Bracali no Instagram: @chefrodolfo.bracali

Whats.Link: Rodolfo Bracali

Hashtag do Chef:  #chefrodolfobracali   #RodolfoBracali   #FicaBemEmCasa

Fotos: Fabiano de Abreu – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Jennifer Silva
MF Press Global

Reportagem especial conta história. Mães e guerreiras Rede Família

Sair da versão mobile