Ícone do site Ego Notícias

Alunos recebem livros com seus textos e ilustrações

Depois de produzirem textos e desenhos que integram o livro Histórias Ilustradas, os alunos da rede pública de São Paulo, Campinas, Suzano e Franca receberam, em dezembro, os exemplares de sua obra-prima. O projeto é patrocinado pela Ecolab, Endoclear, com realização da Horizonte Educação e Comunicação, por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura para levar os livros até as crianças.

Os objetivos principais do projeto foram incentivar a leitura, a criatividade, a produção de textos e ilustrações. Os alunos tiveram como fonte de inspiração de conteúdo o tema saúde e bem estar para produzir seus trabalhos. De acordo com o coordenador do projeto, Allan de Amorim, “ao mesmo tempo em que demos orientações sobre um gênero literário e livros para o professores e como explorar isso com alunos, todos tiveram chance de discutir questões de saúde e bem estar”, explica.

Em pauta o gênero epistolar dos livros

Para compor suas obras, os alunos foram orientados a fazer uso do gênero epistolar. Porque eles produziram cartas e cartazes para ilustrar o que aprenderam sobre a relação entre a saúde e a alimentação.

As oficinas de capacitação de professores colaboraram para a melhor compreensão do gênero literário. Além disso, para treinar habilidades de leitura e escrita e discutir a necessidade da comunicação em vários formatos.

“Patrocinar um projeto que tenha a saúde e a educação como foco, enquadra-se perfeitamente no propósito da Ecolab. Trabalhamos, todos os dias, para manter o mundo mais limpo, seguro e saudável”, explica Carolina Simonetti, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ecolab para o Brasil.

A dinâmica do estudo

Com a orientação de professores previamente capacitados, os alunos produziram os textos e ilustrações em duplas. Enfim, no final, as produções das escolas foram enviadas à Comissão Julgadora, que selecionou as que foram publicadas nos livros. Pois a adesão de 86 escolas ao projeto foi surpreendente, da mesma que os trabalhos enviados foram de alta qualidade.  Além disso, nas 4 cidades, 265 professores participaram efetivamente dos trabalhos, orientando 8.160 alunos.  

 Sobre Histórias Ilustradas:

O projeto Histórias Ilustradas contou com a parceria da Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste da Capital, Diretoria de Ensino Região Campinas Leste, Diretoria de Ensino Região Franca, Secretaria Municipal de Educação de Suzano, patrocínio da Ecolab, Endoclear, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre a Ecolab:

Aliás, parceiro de confiança para mais de três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e recursos vitais. Além disso, com vendas de US$ 15 bilhões e 49.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimentos específicos e atendimento local para promover segurança alimentar, manter ambientes limpos, otimizar o uso de água e da energia, além de melhorar a eficácia operacional de clientes que atuam nos mercados de alimentos, saúde, energia, hospitalidade e industrial em mais de 170 países em todo o mundo.

Além disso, a Endoclear é uma empresa pertencente ao Laboratório Anios, adquirida pela Ecolab em 2017.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com. Siga a Ecolab no Twitter @ecolab ou Facebook facebook.com/Ecolab.

Foto:  Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Manuella Tavares
Agência Bowie 

O futuro importa: Quem são os profissionais do futuro?

Sair da versão mobile