Ego Notícias

Água de piscina e o Coronavírus, confira como se prevenir

Água de piscina e o Coronavírus - Foto Divulgação

Água de piscina e o Coronavírus, confira como se prevenir.

O que é o Covid-19 (Coronavírus)?

Primeiramente, O Covid-19 é um vírus que causa infecção respiratória, e existem duas principais vias de transmissão do vírus: a respiratória (pelo ar) e a de contato pessoal (aperto de mão e com objetos ou superfícies contaminadas); mas, ambas se dão pela propagação de gotículas de saliva/secreção nasal provenientes da pessoa infectada quando esta tosse, espirra ou fala. Portanto, qualquer pessoa próximo a pessoa infectada está sujeita a se contaminar (transmissão respiratória) com o vírus covid-19, e, também essas gotículas de respiração podem se depositar sobre superfícies em geral, nas quais o vírus é capaz de permanecer viável e o ambiente se torna uma fonte de transmissão pela superfície contaminada (transmissão por contato), e o ciclo de contaminação se fecha com as áreas contaminadas (principalmente as mãos) em contato com a boca, nariz e olhos (mucosas).

A ÁGUA DA PISCINA PODE MATAR O CORONAVÍRUS?

A resposta é sim! Mesmo o vírus tendo a capacidade de sobreviver de algumas horas até três dias em algumas superfícies fora do organismo de uma pessoa (de acordo com um estudo preliminar realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, Agência do Governo dos Estados Unidos), o COVID-19 é um vírus envelopado, ou seja, possui uma membrana externa frágil (uma capa de gordura que o mantém encapsulado nela) e uma vez removida essa membrana o vírus não sobrevive externamente (por isso o motivo que devemos lavar muito bem as mãos com água e sabão ou detergente neutro, toda vez que tocamos uma superfície ou objeto).

Bem como, geralmente, os vírus envelopados (como é o caso do Covid-19) são menos estáveis no ambiente e sensíveis à desinfecção da água com cloro. De fato, para desinfetar a água de maneira eficaz é necessário que ela apresente uma concentração de cloro livre de ≥0,5 mg/L com pelo menos 30 minutos de tempo de contato e com pH < 8,0.

Na água da piscina, uma vez disseminado, o vírus Covid-19 não sobrevive desde que os parâmetros estejam corretos, inclusive em água de piscina aquecida.

Parâmetros ideais para água de Piscina:

– Cloro livre entre 1,0 a 3,0 ppm (mg/L).

– pH entre 7,4 a 7,8 (ideal que se mantenha em 7,6).

Portanto, de acordo com a concentração de cloro livre recomendada para água de piscina, deve se manter em torno de 2,0 ppm, ou seja, cerca de 4 vezes maior que a necessária para desinfetar a água contra o Coronavírus.

Além do cloro, outros agentes que facilitam a morte do Coronavírus são: o calor, o pH alto ou baixo, e a luz solar.

Manter o tratamento com os parâmetros da água da piscina corretos, como: a boa filtração, a limpeza de superfícies e bordas e a oxidação das gorduras é a melhor forma de evitar a disseminação do Covid-19.

À cloração de rotina, mantém a água limpa e cristalina, livre de vírus e bactérias causadores de doenças e infecções. Já a cloração de choque ou supercloração só deve ocorrer em casos extremos, tais como uma contaminação fecal ou quando ocorre a morte de animais dentro da piscina.

Devemos dar o máximo de atenção a esse assunto, pois não podemos simplesmente abandonar os cuidados com a piscina nesse tempo, ou em qualquer outro momento do ano, pois uma falta de cuidado adequado ou serviços realizados por empresa não especializada e regularmente registrada no CRQ, pode causar outros problemas ainda mais sérios.

Água de piscina e o Coronavírus, confira como se prevenir
Marcel F. Michel – Foto Divulgação

Portanto, conte com nossa equipe, e no que precisar chame a PeagaH.

PeagaH, porque “qualidade de água é qualidade de vida”.

Para saber como manter a sua piscina sempre bem tratada, acesse fale conosco.

NOTAS:

1- A higiene adequada das mãos é uma das medidas mais importantes que podem ser usadas para prevenir a infecção pelo vírus COVID-19.

2- Regiões ao entorno da piscina, como bordas, vestiários, corrimão, utensílios, etc, estão expostas ao vírus, e toda atenção com a higienização deve ser mantida!

Tire todas as suas dúvidas sobre o COVID-19, acessando o site do link oficial do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/

Marcel F. Michel: Químico Especialista em Qualidade de Água

Empresa: Grupo PeagaH

Site: peagah.com.br

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Grupo PeagaH
Assessoria de Imprensa

Veja no Canal Ego TV. Matérias do Programa Condomeeting – Apresentadora Mirian Rodrigues

Acompanhe os projetos da Arquiteta Mirian Rodrigues no site: http://www.maisqprojeto.com.br/

Siga a Revista Mais Q Projeto no Instagram: @maisqprojeto

ASBALC – Associação de Síndicos de Balneário Camboriú. Declaraçãode Regularidade Sanitária de Edificações.

Sair da versão mobile