Arte e CulturaFamososMúsica

A história da música popular brasileira é revista por Nelson Motta

Apresentada pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta, a série "101 canções que tocaram o Brasil" faz um passeio pela história da música popular brasileira

Inicialmente, a história da música popular brasileira é revista por Nelson Motta em nova série.

101 canções

Dessa forma, apresentada pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta, a série “101 canções que tocaram o Brasil” faz um passeio pela história da música popular brasileira, começando pelas marchinhas carnavalescas e pelo samba.

Assim sendo,  outros gêneros estão presentes nos episódios seguintes, em composições de nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Luiz Melodia, Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Milton Nascimento.

Igualmente dividida em 13 episódios, a produção é inspirada no livro homônimo assinado por Motta e lançado em 2016 pelo selo Estação Brasil, da editora Sextante. Assim, o próprio jornalista adaptou a obra literária para a tela, com roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros e dirigido por Roberto de Oliveira, numa produção original para o canal Curta!.

Jornada Musical

Dessa maneira, “Ó abre alas”, canção de Chiquinha Gonzaga, foi a música escolhida como ponto de partida dessa jornada musical e dá nome ao primeiro episódio. “Feminista antes mesmo da criação do termo, republicana e abolicionista, Chiquinha Gonzaga fez uma revolução de costumes por meio da música. Portanto, foi, ao lado do mestre Joaquim Callado, uma das fundadoras do choro”, introduz Motta, antes de contar que a famosa marchinha foi criada sob inspiração da paixão da compositora, então com 52 anos, por um aluno de 16.

Enfim, o episódio segue trazendo histórias curiosas sobre os sambas “Pelo telefone” (1916), “Carinhoso” (1917), “Adeus batucada” (1935) e “Palpite infeliz” (1936), entre outros. A estreia é na Segunda da Música, 24 de fevereiro, às 23h30.

Leia ainda: Fisio Sports entra na folia e espera redução do número de traumas no carnaval

turismoonline.net.br o portal do turismo, hotelaria, gastronomia, turismo e viagens
turismoonline.net.br – O portal de turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Leia mais:
Floripa Airport terá Bailinho de Carnaval infantil neste sábado
Brasileiros em Ushuaia é reconhecida no Prêmio Empresa Brasileira 2020
Roteiro rural deve alavancar o turismo no Oeste do Estado
Turismo na Serra Gaúcha. Um exemplo para o Brasil em qualquer época

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo