Ego Notícias

A era da criptomoeda

Foto: Divulgação - https://blog.foxbit.com.br

A Internet deixou muitas instituições mortas e mutiladas em papel. Se Gavin Andresen e seu grupo subterrâneo de “cypherpunks” têm em seu caminho uma outra fatia arcaica de uma árvore desbatada,  o dólar.

Foto: Divulgação - bitcoin - www.towave.ru
Foto: Divulgação – bitcoin – www.towave.ru

Bitcoin é um projeto sem fins lucrativos  que busca criar uma nova moeda com um pouco mais do que criptografia, rede e software de fonte aberta, e Andresen é o diretor mais próximo deste projeto. Bitcoin não é, ele explica, apenas uma nova maneira de gastar dólares, libras e ienes digitalmente. Isso já foi tentado antes. Lembram de Beenz e Flooz?

O Bitcoin é diferente: substitui totalmente as moedas com suporte estatal por uma versão digital que é mais difícil de forjar, transpõem fronteiras internacionais, pode ser armazenada em seu disco rígido em vez de em um banco e, talvez mais importante para muitos usuários do Bitcoin, não está sujeito ao capricho inflacionário de qualquer chefe do Federal Reserve decidindo imprimir mais dinheiro.

“O Bitcoin é projetado para nos trazer de volta para uma moeda descentralizada do povo”, diz Andresen, desenvolvedor de software e empreendedor, sediado em Amherst, Massachusetts. “Isso é como ouro melhor que ouro”.

Tal como acontece com as moedas com suporte de metal brilhante, os Bitcoins obtêm o seu valor, em parte devido à sua escassez, que é definida não por quanto pode ser desenterrado com pás, mas por uma base criptográfica. Qualquer pessoa pode obter Bitcoins sem pagar dinheiro por eles, baixando e executando o programa de “mineração” da Bitcoin. As máquinas na rede de mineração da Bitcoin, agora em milhares, calculam uma função de criptografia chamada “hash” em um conjunto de números aleatórios, e as moedas são concedidas a cada dez minutos para qualquer minerador que passa a calcular um número abaixo de um certo limite.

Essa base controla firmemente quantos Bitcoins são criados. Atualmente, existem mais de 12 milhões de usuários e esse número não para de crescer. O software distribuído da Bitcoin está programado para diminuir a produção ao longo do tempo, de modo que nunca haverá mais de 21 milhões em circulação. “Nenhum banqueiro pode controlá-lo. Nenhum tirano ditador maligno pode imprimir zilhões e destruir o valor “, diz Bruce Wagner, organizador da reunião do desenvolvedor Bitcoin de Nova York.

Naturalmente, o outro fator que determina o valor de uma moeda é se alguém vai aceitá-lo em troca de bens e serviços. E para a Bitcoin, uma subcultura de comerciantes amigáveis a geek está se aproximando. Milhares de dólares em Bitcoins mudam de mãos todos os dias em transações eletrônicas, gasto em Web-hosting, eletrônicos e no comércio em geral, crescendo a cada dia sua aceitação.

Também drogas. Particularmente ilegais. Uma vez que Bitcoins pode ser gasto na Internet sem o uso de uma conta bancária, eles oferecem um sistema conveniente para compras anônimas. Não há armazenamento centralizado de fundos, portanto, as contas não podem ser congeladas por administradores de aplicação da lei ou PayPal. “As coisas ilegais serão um nicho para a Bitcoin”, admite Andresen. “Isso me incomoda, mas é como qualquer moeda. Você não pode parar as contas em dólar de serem usados para o comércio de drogas também. Essa é uma característica infeliz de qualquer sistema semelhante ao dinheiro. “

O anonimato de Bitcoins não foi um acidente. O sistema foi originalmente projetado por Satoshi Nakamoto, uma figura misteriosa e obcecada pela privacidade que descreveu pela primeira vez as especificações da moeda em uma série de posts em uma lista de e-mail de criptografia no final de 2008. Nakamoto se recusou a ser entrevistado para esta história, e nem mesmo Andresen, que assumiu o projeto como líder técnico em maio de 2010, se comunicou com o fundador da Bitcoin, exceto por e-mail e postagens em fóruns da Web. Nakamoto comparou Bitcoin com os sistemas de transações financeiras anônimas buscadas pelo movimento anarquista cypherpunk na década de 1990, cujos adeptos viam a criptografia como uma forma de transferir o poder das instituições para os indivíduos.

O Bitcoin (฿) está subdividido em Satoshis que é a parte fracionária do ฿ (100 milhões de Satoshis equivalem à 1 ฿)

Hoje (19/Abr/2017) 1,00 ฿ está sendo cotado à USD 1.222,48

Fonte:  http://www.forbes.com – Andy Greenberg, Forbes Staff

Sair da versão mobile