Uma parte da história de uma das Casas Reais mais antigas da Europa, contada pelo seu próprio Protagonista, Ilustríssimo Príncipe Francisco de Platoni, e por nossa renomada Colunista Fátima Gomes, Consul e Baronesa desta Casa Real.
A Coroa de Ferro, atualmente no Museu do Duomo de Monza.
A Dinastia Platoni, da Itália, possui uma história de mais de mil anos. Seus descendentes são da coroa de Ferro, e de acordo a tradição oral, contada por antigos eruditos como, Giovanni Pietro De’ Crescenzi Romani, a Família é a descendência legítima do Rei Desiderio, último do Reinado Lombardo, isto é, as dinastias Agilolfinga y Lombarda.
Da mesma forma, Luis de Salazar e Castro declara que Facio, o fundador da Dinastia, é descendente direto de Desiderio sem contar com reconhecimentos Papais e reconhecimentos do último império Romano.
Além da tradição oral, sabe-se com certeza que a Dinastia Platoni foi constituída pelos primeiros Soberanos de Val di Taro, na atual Província de Parma, que foi formada na posse de antigos territórios da Abadia de Bobbio. Com o correr do tempo, esta circunstância foi reconhecida pelo Sacro Império Romano Germânico, passando a ser um dos estados do Império, como todos, com soberania. Recebeu o mesmo reconhecimento de outros territórios, a partir da posse todo território de Lombarda e possuindo a coroa de ferro que representa Itália.
Leia+: Arte Maior Realiza Shows Para Comemorar Seus 30 anos