Arte e Cultura

Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo

Paisagens veladas é tema relevante à história da arte

Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo

Em sua produção, ELIANE GALLO investiga um tema relevante à história da arte:  A PAISAGEM.Consagrado pelos pintores holandeses no século XVI, o gênero passou, assim,  por inúmeras transformações e é a partir desse contexto de renovação da paisagem que a artista concebe suas pinturas e escultura.

Obras exibidas em sua exposição na Casa Galeria, sob a curadoria de Lolly Demercian e, porquanto, intitulada “Paisagens Veladas”, a mostra reúne obras produzidas entre 2016 e 2017.

Então, nos trabalhos.   é possível identificar elementos figurativos que são sobrepostos por várias camadas de cera de abelha, numa espécie de “veladura”, como define a artista.

“A pintura encáustica é uma técnica milenar que reúne cera de abelha, pigmentos e fogo possibilitando vários desdobramentos de sentidos”. O termo “velado” significa aquilo que está coberto com véu ou o que pode ser encoberto por algo.

Assim, a produção da artista exige que o público tenha um olhar ativo para descobrir sob as manchas de cera as fotografias autorais quase abstratas.

A ideia, diz a artista, foi compor uma “paisagem externa”,  bem como, construir espacialmente com elementos pictóricos e coisas da natureza.

Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo

A princípio, a particularidade do processo de criação da artista foi transformar as suas fotografias autorais em imagens parcialmente ou totalmente cobertas por várias camadas de encáustica.

Leia também: Galeria de arte apresenta o 1º Leilão  Internacional de  Artes

Isto serve para instigar o observador na descoberta das paisagens veladas.

Nas esculturas revelam-se pedaços de madeira que foram descartados e tiveram uma nova leitura com o uso da encáustica e aço.

A motivação da artista para essas peças foi estabelecer a relação essencial entre materiais e as forças da natureza.

Trazendo ao olhar as possibilidades das transformações do material e dar forma às coisas do mundo.

A exposição Paisagens Veladas

Casa Galeria e oficina de arte Loly Demercian,

Rua Fradique Coutinho, 1216, Vila Madalena

São Paulo, SP

Abertura no dia 11 de novembro às 17 horas

Término no dia 9 de dezembro

 

Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo
Na Midia

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Leia Mais: Natal iluminado com obras de arte Sagrado Primitivo

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo