Ego Notícias

8 dicas e ferramentas que ajudam a controlar a suas finanças.

Illustrationsio internet das coisas rede - Foto pixaby.com

8 dicas e ferramentas que ajudam a controlar a suas finanças.

Muitas pessoas possuem dificuldade no domínio das finanças e nunca tiveram sequer educação financeira para aprender a lidar com suas economias.

Para ter uma vida financeira mais saudável é preciso aprender um pouco mais sobre finanças e até mesmo utilizar algumas ferramentas para controlá-las.

Pensando no assunto, trouxemos algumas informações sobre ferramentas que te ajudam a controlar as finanças e que estão disponíveis de forma paga ou gratuita. Portanto, você verá que possui muita ajuda para ter controle do seu financeiro e só precisa aprender um pouco mais sobre o assunto.

Mas antes de falar das ferramentas, vamos conhecer um pouco mais sobre como controlar as finanças? Com essas dicas você pode dizer que tem um pouco mais de educação financeira do que tinha antes e isso é essencial para uma vida financeira saudável.

Como controlar suas finanças

Existem quatro passos mais importantes sobre a vida financeira em que você deve ficar atento. Além disso, com eles você vai aprender a controlar suas finanças passo a passo, pulando cada etapa.

Quando você domina estes passos, acaba tendo maior controle das suas finanças e se prepara para ter uma vida financeira mais segura. Veja então quais são esses passos!

1 – Ganhar mais

Quando você tem uma boa renda, pode solucionar muitos problemas financeiros e controlar suas finanças. Mais a frente você vai entender que este não é um pilar que resolve sozinho todos os problemas, mas facilita muito para quem deseja ter uma vida financeira saudável.

Existem muitas maneiras de ganhar mais e a maioria delas está relacionada aos diversos tipos de renda extra. Ainda assim, é possível ganhar mais renegociando o seu salário, renegociando contratos com clientes ou empreendendo em um novo negócio.

Portanto, o que você precisa saber é que ganhar mais é um pilar importante para controlar suas finanças, mas não resolve tudo sozinho. Vamos conhecer os outros?

2 – Eliminar as dívidas

Dívidas são o maior desperdício de dinheiro que pode existir. Isso porque, além da dívida, os juros podem acabar com todo o seu patrimônio e descontrolar todas as suas finanças.

Por isso, procure organizar as suas dívidas, categorizar por ordem de gravidade e negociar seus juros e prazos para ter melhores opções de pagamento. Assim você pode começar a retomar o controle das suas finanças.

Tente negociar com todas as instituições para conseguir melhores acordos. Bem como, alguns bancos e outras empresas conseguem descontos de até 90% para quitação de dívidas e vale a pena encontrar todas as maneiras de fazer um bom acordo para quitação.

3 – Gastar melhor

Quando você aprende a gastar melhor, muito dinheiro é economizado. Para gastar melhor você precisa aprender a negociar preços, cortar gastos desnecessários e fazer melhores acordos na compra de produtos ou serviços.

Você também pode tomar medidas mais drásticas, como diminuir o seu padrão de vida ou pode “pegar mais leve” e encontrar maneiras de manter este padrão sem gastar tanto dinheiro. Veja algumas dicas para começar a gastar melhor:

8 dicas e ferramentas que ajudam a controlar a suas finanças.
illustrations Lucro Receita – Foto pixaby.com

4 – Aprender a investir

Fazer investimentos é uma forma de garantir que você vai ter dinheiro para realizar sonhos, cumprir objetivos e ter segurança caso precise de uma grana extra. Logo após, tudo que você puder aprender sobre os tipos de investimentos vai te ajudar a entender qual a melhor opção para cada finalidade.

Para continuar no controle das finanças, é recomendado que você tenha uma reserva de emergência capaz de te socorrer em casos de necessidade. Muitas pessoas acabam endividadas depois de passar por alguma adversidade e a reserva de emergência serve para que isso nunca aconteça

Para montar uma reserva de emergência você vai precisar juntar entre 6x e 12x o valor dos seus gastos mensais. Tudo vai depender da estabilidade do seu atual emprego e se ele te garante segurança financeira.

Depois disso você pode escolher alguma aplicação de liquidez diária capaz de abrigar o seu dinheiro, com rendimento razoável para que ele não perca o seu valor e garantia de crédito, seja pelo FGC ou pelo Governo. Veja algumas opções:

Em outras palavras, depois de formada a sua reserva de emergência, faça um teste para descobrir o seu perfil de investidor e ver as melhores opções de investimento para você. A partir daí, você começa a investir pensando nos seus objetivos futuros, de curto a longo prazo.

Ferramentas que ajudam a controlar as finanças

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como controlar as suas finanças, veja algumas ferramentas disponíveis para te ajudar a fazer este controle.

5-Apps de planilha de gastos

Na internet ou na sua loja de aplicativos existem muitos apps disponíveis com funções gratuitas e que vão te ajudar a controlar suas finanças.

A saber, por meio deles você encontra uma forma de registrar seus gastos, comparar com a sua renda, ou seja, ter informações pertinentes sobre os seus gastos e saber para onde o seu dinheiro vai.

Por exemplo, alguns deles podem até mesmo rastrear o seu CPF para descobrir como anda a sua saúde financeira e te dar dicas de como é possível melhorar.

Alguns dos apps de finanças são:

Se não se adaptar com nenhum, assim, você também pode criar a sua própria planilha no Excel para registrar e controlar seus gastos.

6-Bancos digitais

Os bancos digitais são verdadeiras ferramentas de controle de finanças. Além de ter algumas informações relevantes sobre os seus gastos, assim, como em um app de registros, ele ainda proporciona serviços importantes como de saques, transferências, pagamentos e muito mais, sem que para isso você precise gastar com taxas.

Além disso, se for abrir conta em um banco digital, certifique-se de que está no site correto, verificando o domínio no navegador. Por isso, muitos sites são fraudulentos e imitam os originais para pegar dados de clientes e a simples checagem do domínio pode evitar transtornos maiores.

7-DDA

O Débito Direto Autorizado, ou DDA é uma ferramenta presente em alguns apps de bancos capaz de rastrear e deixar disponível para pagamento todos os títulos que estão no seu CPF. Ao mesmo tempo, rigorosamente falando, assim fica mais fácil saber sobre todos os seus boletos em aberto e ter controle sobre suas finanças.

ux-prototipagem design webdesign – Foto pixaby.com

8-Apps de pagamentos

Atualmente, existem muitos apps de pagamentos que tornam mais fácil a transferência de dinheiro, pagamento pelo cartão em empresas que não possuem máquina, recebimento de transferências no cartão e muito mais.

Muitos deles funcionam como uma verdadeira carteira digital e ainda possuem promoções de cashback para você receber um dinheirinho de volta na transação. Veja alguns deles:

Por exemplo, quando estamos lidando com finanças, algumas ferramentas podem exigir que você coloque seus dados para facilitar o registro. Por isso, esteja sempre atento aos sites oficiais antes de fornecer informações pessoais.

Como já foi dito anteriormente, a melhor e mais fácil maneira de verificar um site oficial é verificando o domínio no navegador. Assim, toda empresa costuma investir em um domínio direto e limpo, somente com seu nome, para facilitar a identificação do usuário.

Conclusão

Para ter um domínio maior sobre as suas finanças é preciso que você invista um pouco mais de tempo em se educar financeiramente. Do mesmo modo, e importante você ter uma visão melhor sobre o assunto vai te ajudar a mudar a sua relação com o dinheiro.

De fato, depois de se educar, você começa a entender melhor quais as ferramentas que podem ser úteis para você controlar as suas finanças. Cada um tem o seu jeito e se adapta melhor com uma ferramenta, mas todas elas são de grande valor para controlar suas finanças.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Isto é, deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos que ainda possuem dificuldades de controlar as finanças.

Fotos: https://pixabay.com/pt/ – Arquivos Pessoal

Fonte: Alan Medeiros – Prable.org

Sair da versão mobile