Ícone do site Ego Notícias

18 de maio é o Dia Internacional de Museus

Jardim da Casa Museu Ema Klabin, projetado por Roberto Burle Marx, receberá bate-papo sobre o Jardim Europa e oficina sustentável. Foto: Nelson Kon / Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

Jardim da Casa Museu Ema Klabin, projetado por Roberto Burle Marx, receberá bate-papo sobre o Jardim Europa e oficina sustentável. Foto: Nelson Kon / Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

A Casa Museu Ema Klabin e o Museu de Arte Sacra participam da 21ª Semana Nacional de Museus com um roteiro cultural que acontece em ambas instituições. Serão dois encontros presenciais e um virtual nos dias 20, 21 e 25 de maio, com 40 vagas. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site.

A saber, durante os encontros, os Educativos da Casa Museu Ema Klabin e do Museu de Arte Sacra de São Paulo realizam, em seus jardins,   um bate-papo sobre os bairros onde as instituições estão instaladas. Falam sobre suas histórias, ocupações, além de estimular o público a refletir sobre os impactos do desenvolvimento urbano.

“Também serão realizadas duas oficinas, uma de compostagem (dia 20) e outra de bordados em folhas secas (dia 21). De certo, os encontros e oficinas estimulam as pessoas a se apropriarem de atividades que promovam saúde mental e bem-estar por meio do contato com a natureza”, explica a coordenadora do Educativo da Casa Museu Ema Klabin, Cristiane Alves. Haverá ainda, emissão de certificados para os participantes.

Recriando São Paulo com argila

Assim, a programação da Semana de Museus na Casa Museu Ema Klabin ainda vai contar com a oficina “Histórias da terra vermelha”. A oficina que recria, com modelagem em argila, a paisagem campestre pré-colonial da cidade de São Paulo. Inclusive, propondo um recorte sobre a história da extinção desses campos pelo desenvolvimento urbano. Além disso, os encontros, ministrados pelo artista visual Daniel Caballero, acontecem aos sábados, 20 e 27 de maio, das 10h às 12h.  No segundo encontro, antes de mais nada, os participantes farão uma visita guiada pelo artista, na Praça Homero Silva, no bairro da Pompeia. A visita é  para conhecer a paisagem, as espécies de plantas e coletar sementes da região.

Segundo a coordenadora de cursos e palestras da Casa Museu Ema Klabin, Cristina  Moutela, a oficina tem o objetivo de ampliar o entendimento sobre o bioma cerrado, seu processo de destruição e possibilidades regenerativas dos ambientes naturais a partir do projeto “Cerrado Infinito” como índice da paisagem pré-colonial da cidade de São Paulo.

De certo, a Casa Museu também promove, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, das 19h às 21h, a palestra “Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido”, ministrada pelo pesquisador Rondinelly Medeiros, que pretende articular eventos, ideias e acontecimentos significativos da história e da atual situação socioambiental do semiárido brasileiro.

18 de Maio: Dia Internacional dos Museus – Semana Nacional de Museus

A saber, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus ocorre em todo território nacional, em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Além disso, a ação busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando a visitação e intensificando a relação dos museus com a sociedade.

Enfim, em sua 21ª edição, o evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da sustentabilidade, educação ambiental, saúde mental e inclusão social . Acontece entre os dias 15 e 21 de maio. O tema de 2023 é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apoiando, portanto,  três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Serviço:

21ª Semana Nacional de Museus

Palestra Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido – 18 de maio de 2023,  das 19h às 21h –  150 vagas, plataforma Zoom

Oficina Histórias da terra vermelha   sábados, 20 e 27 de maio de 2023,  das 10h às 12h-  25 vagas (dia 21) e 75 vagas (dia 27) , Presencial

Museus: estar e sustentar –  sábado, 20 de maio de 2023 – 14h-  presencial, no Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo

domingo, 21 de maio de 2023 – 14h- presencial, na Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa

quinta-feira, 25 de maio de 2023 –  19h30 – online  40 vagas, plataforma Zoom

Entrada franca

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Cristina Aguilera/assessora de imprensa

Foto: Nelson Kon / Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

Leia ainda:  Celso Zucatelli comemora 50 anos de carreira

Sair da versão mobile