CELEBRIDADESFamososMúsicaShows

Simplesmente Roberto Carlos

Roberto Carlos - Foto Divulgação
Roberto Carlos – Foto Divulgação

O meu gosto musical sempre foi muito mais pautado por obras que procuram alguma profundidade não só no conteúdo mas também na estética. Gosto da revolução que a Tropicália trouxe. Caetano e Tom Zé são meus grandes ídolos na música popular brasileira. Mas Roberto Carlos não teria feito nada de bom? O próprio Cauê compôs pra ele algumas canções, magníficas, diga-se de passagem. ” Como dois e dois”, “Força Estranha” e “Muito Romântico”. Afinal, Roberto Carlos tem algum valor artístico?

Essa é uma pergunta que a biografia ajudou a esclarecer pra mim. Conhecer a vida de Roberto Carlos, conhecer sua trajetória profissional e pessoal dá um peso enorme na compreensão de suas canções. Conhecer a biografia de um artista, sobretudo de um cantor popular, é extremamente interessante para compreender os processos de construção da identidade musical, as inspirações para as letras e as melodias..

“Roberto Carlos em detalhes” é mais que uma simples biografia. É evidente em toda a obra a quase reverência do seu autor não apenas pela obra musical, mas pela pessoa que corporificar o mito. Ora ou outra, o autor “força a barra” tentando dar um peso ao biografado, talvez, maior do que o real, mas sempre recorrendo a argumentos muito bem fundamentados. Quando a loucura que Roberto Carlos causava entre os fãs sobretudo na década de 70 é comparada, guardadas as devidas proporções em escala universal, ao frisson causado pelos beatles o autor utiliza um ingênuo mas contundente argumento: não foram gravadas as chegadas nos estádios, estúdios e casas de shows. Falta realmente à videografia de Roberto Carlos, material de bastidores da sua vida, sempre muito ensaiada, planejada pelo batalhão que o cercava.

Foto da Capa: Divulgação

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Blogueiro de Imprensa. Atualmente seu interesse principal é a notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

2 comentários em “Simplesmente Roberto Carlos”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios