[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
AtletismoESPORTESGinásticaSaúde e Bem-Estar

Saúde – Exercícios para Artrite Reumática

Pessoas de meia idade e mais velhos com artrite reumatoide, doença inflamatórias.

Foto Divulgação

Os resultados de um estudo, publicados na revista científica Artrites

Care & Research, indicam que 12 semanas de exercícios aeróbicos de baixo impacto puderam reduzir dor, fadiga e depressão entre 220 homens e mulheres, entre 40 e 70 anos de idade, com artrite reumatoide. Por outro lado, a fadiga e as dúvidas sobre os benefícios dos exercícios fizeram alguns dos participantes não realizarem a quantidade de atividade recomendada.

A artrite acontece quando o sistema imunológico erradamente ataca as articulações, levando a inflamação crônica, dor e inchaço. Com o tempo, a doença pode deformar as juntas e levar à debilidade física.

Alguns estudos passados já vinham mostrando a importância de exercícios pesados ou atividades aeróbicas leves, como caminhada, para beneficiar pessoas com a doença. Mas, segundo os especialistas, pouco é conhecido sobre os fatores que encorajam ou desanimam os pacientes a fazer exercícios físicos.

No estudo, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: um que participava de aulas de exercícios aeróbicos leves por uma hora, três vezes por semana; outro que praticava atividades físicas em casa usando vídeo instrutivo; e, um terceiro, que mantinha o estilo de vida normal.

Além de alcançarem melhora em diversos sintomas, os participantes conseguiram aumentar a velocidade de caminhada e sua força. Aqueles que se exercitavam em casa não tiveram tantos benefícios, mas melhoraram o tempo de caminhada e a força nas mãos. Isso porque, segundo os autores, eles não se exercitavam tão intensamente quanto os que tomavam aulas, ou porque os aspectos sociais de tomar aulas mudaram a percepção dos pacientes sobre seus sintomas. Os pesquisadores mediram por questionário, vendo que alguns participantes não exercitavam a quantidade recomendada por causa da fatiga e de dúvidas sobre os benefícios da atividade.

Com os resultados, os autores defendem que os médicos e especialistas “eduquem pacientes com artrite sobre os muitos benefícios dos exercícios, como superar barreiras para se exercitar e as formas de controlar a fadiga”.

Foto da Capa: Revista Científica Artrites

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o Editor: https://twitter.com/rodolfobracali

E-mail: rcb539@gmail.com

Cel: (31) 9-9885-9387-vivo

 

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Jornalista Digital. Atualmente seu interesse principal é a Notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios