Economia e NegóciosEntretenimentoNegóciosNotíciasTurismo

O melhor lugar do mundo para se viver procura por imigrantes

De acordo com um ranking recente , não há lugar melhor na Terra para viver do que a Dinamarca.

O “Processo de Progresso Social”, um estudo que foi conduzido com a ajuda de Michael E. Porter da Harvard Business School e Scott Stern do MIT, mede acessos à Internet, habitação a preços acessíveis, cuidados com a saúde e liberdade de expressão. Suas descobertas sugerem que o dinheiro não é a única chave para a felicidade. Os EUA, que possuem um produto interno bruto per capita mais alto do que a Dinamarca, ocupa o 18º lugar no estudo.

Mas o ministro das Finanças dinamarquês, Kristian Jensen, disse que seu país enfrenta uma série de desafios para persuadir profissionais altamente qualificados a trazer seus conhecimentos necessários para uma economia que agora enfrenta escassez de mão-de-obra.

Parte do problema, Jensen reconhece, é uma percepção de que a Dinamarca se tornou menos acolhedora para os estrangeiros. A mídia local está cheia de exemplos que mostram as estritas leis de imigração do país, incluindo, mais recentemente, um astrofísico dinamarquês que não pôde começar uma nova vida com sua esposa americana em seu país natal.

Copenhague é a 2º cidade do mundo a tornar obrigatório o telhado verde - Foto Divulgação - http://www.ecodesenvolvimento.org
Copenhague é a 2º cidade do mundo a tornar obrigatório o telhado verde – Foto Divulgação – http://www.ecodesenvolvimento.org

Em uma entrevista em seu escritório em Copenhague, Jensen disse que as leis que mantêm indivíduos tão habilidosos são infelizes. “É o objetivo claro do governo atrair mão-de-obra qualificada para a Dinamarca”, afirmou.

Mas os esforços do país para comunicar para o mundo exterior, sua política de imigração, nem sempre funcionaram, disse ele. A notória lei de jóias da Dinamarca, que permite às autoridades de imigração confiscar objetos de valor dos requerentes de asilo, é um exemplo disso.

“Em termos do tom e da percepção da Dinamarca no exterior, tentamos consertar muitos dos mal-entendidos”, afirmou. “A lei da jóia é um exemplo disso”.

A Dinamarca é governada por uma coalizão minoritária de centro-direita que mantém o poder graças ao apoio do Partido do povo dinamarquês anti-imigração. O grupo, que é apoiado por cerca de um quinto do eleitorado, quer que a Dinamarca apresente controles de fronteira, saia do acordo de Schengen da Europa sobre a liberdade de movimento e deixe de aceitar os refugiados.

O Partido Liberal de Jensen, que esteve no poder há 12 dos últimos 16 anos, tornou as regras de imigração cada vez mais rigorosas. As mudanças incluem a redução do apoio financeiro para os requerentes de asilo e tornando mais difícil para os estrangeiros obter a cidadania dinamarquesa.

Mas sem estrangeiros, a Dinamarca terá dificuldade em resolver a falta de mão-de-obra. A força de trabalho local não é motivada por cortes de impostos, o que torna difícil fornecer o tipo de impulso fiscal que normalmente daria início ao crescimento, disse ele.

A economia da Dinamarca tem se esforçado para sair de uma sequência de “crash” local, no mercado imobiliário e da crise financeira global. O governo agora vê crescimento de 1,7% neste ano e próximo, ante 1,3% em 2016. O déficit de produção da economia será zerado no próximo ano, de acordo com a última previsão em maio.

“Nós poderíamos facilmente aumentar a força de trabalho na Dinamarca, reduzindo os impostos”, mas não há apetite para essa política, disse ele. “A Dinamarca é peculiar no sentido de que os cortes de impostos não são necessariamente populares”.

Ele diz sem tais medidas, o crescimento econômico de 2-3 por cento será difícil de conseguir. “Exigiria muita iniciativa política para se materializar”, disse Jensen.

Foto de Capa: starno.net

Fonte: https://www.bloomberg.com by Christian Wienberg

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga-me no insta: https://www.instagram.com/carlosalonsoeconomista

 

Carlos Alberto Alonso

Nascido em São Paulo-SP - Brasil. Formado em Economia pelas FMU, tendo atuado em empresas de 1ª linha como: The First National Bank of Boston, Grupo Bunge Born, Valmet Oi, Citrosuco Paulista S/A, Brahma e AmBev, atualmente atuando como trader no mercado forex. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo