Sustentabilidade

Aeroporto da Noruega recebe 1,5 bilhões de euros de investimentos

Oslo Gardermoen ganhou terminais modernos aquecido com água residual e aquecimento do piso

O principal aeroporto da Noruega, o aeroporto de Oslo-Gardermoen, foi renovado com um novo terminal que continua a receber elogios. O chamado Aeroporto New Oslo foi oficialmente inaugurado no último dia 27 de abril pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Ketil Solvik-Olsen, e o diretor-presidente da Avinor, Dag Falk-Petersen.

Solvik-Olsen disse que o aeroporto mais importante de Oslo agora é também para todo o país: “A Noruega depende de um aeroporto principal que funcione bem. Agora temos um grande aeroporto internacional que será o orgulho de toda a nação “. Este novo aeroporto recebeu o prêmio “Best Airport Terminal Design” no Future Travel Experience Global, uma conferência internacional de companhias aéreas e aeroportos realizada nos Estados Unidos nos dias de hoje. O aeroporto de Oslo competiu contra Dallas e Zagreb na votação final.

Foto Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“É um grande reconhecimento pelo trabalho que toda a equipe fez e mostra que a arquitetura, engenharia e design noruegueses podem permanecer independentes e internacionais”, disse Gudmund Stokke, sócio sênior do Nordic-Office of Architecture. “O mais importante para nós é entregar o que os viajantes esperam de nós todos os dias”, acrescentou Thorgeir Landevaag, diretor de operações do terminal do aeroporto de Oslo.

Foto novo terminal

Extensões e novas instalações        https://avinor.no/flyplass/oslo/

O aeroporto cresceu quase o dobro do tamanho que teve. Com essa expansão, o espaço para novas áreas, como lojas e restaurantes, e também na capacidade de tráfego de passageiros, foi ampliado para um total de 32 milhões de passageiros por ano (25 milhões em 2016). As novas instalações totalizam 117.000 m2, com uma área total de 265.000 m2, incluindo novos parques de estacionamento, restaurantes, quiosques, lojas … “Nós investimos 14 bilhões de coroas norueguesas (cerca de 1,5 bilhões de euros) nesta expansão, o que tornará a Noruega mais competitiva”, disse Falk-Petersen. “Estamos muito orgulhosos de que a expansão tenha ocorrido sem realmente afetar os passageiros e que o aeroporto de Oslo foi nomeado o aeroporto mais pontual da Europa três vezes durante esse período”, acrescentou. Respeitando o meio ambiente O meio ambiente e as emissões têm sido elementos-chave no processo de planejamento e construção,


obtendo uma excelente certificação ambiental nos novos edifícios. É o terminal mais verde do aeroporto, com uma clarabóia de 300 metros, janelas panorâmicas curvas, paredes verdes e elementos de água em toda a instalação. Muita madeira foi utilizada, como nas vigas que suportam o teto ou o piso do cais norte. O telhado da nova doca é coberto por painéis de carvalho noruegueses. “Nós também usamos concreto à prova de intempéries que é produzido com quase metade das emissões de gases que o concreto normal. Grande parte do metal é reciclado. Todos os materiais foram escolhidos para criar um bom clima interior tanto para passageiros como para aqueles que trabalham lá “, explicou Landevaag. “Estamos muito satisfeitos com nossa iniciativa ambiental”, disse Landevaag, já que um saldo foi estimado mostrando que o uso de materiais de construção ecológicos reduziu as emissões poluidoras em 43%. Um depósito térmico de neve também foi estabelecido no terminal para armazenar a neve que servirá para esfriar o cais norte no verão. O terminal é aquecido com água residual e aquecimento do piso.

Foto cidade de Oslo

Confira nos próximos post, as melhores CIAS AÉREAS para viajar ! Fique ligado no egonoticias.com

By Jair Montalban

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo