Empreendedorismo

Israel é a terra prometida das Startups

As paisagens deslumbrantes e a rica cultura tornam Israel um país apaixonante, suas belezas naturais como o Rio Jordão à 200 km de Jerusalém, o Red Canyon, as Colinas de Golã, o Mar da Galiléia, o deserto de Negev, o Mar Morto, o Mar Mediterrâneo e na fronteira com o Egito, a cidade praiana Eilat, a Cancun dos judeus.

Local sagrado tanto para judeus, cristãos e muçulmanos. Uma pequena caminhada pelo Muro das Lamentações e estamos na Domo da Rocha, uma das mesquitas mais importantes para o Islã.  Do centro de Jerusalém para a periferia passamos  pela Via Sacra de Jesus.

Israel o Pai das Startups

Internet hiper rápida em qualquer local, seja num hotel de luxo ou na praia, com a mesma qualidade e com o Wi-fi público com a mesma qualidadeIsrael é a Mecca da inovação com um crescimento meteórico passando de um país pobre no ano de sua fundação em 1948 para um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Entre 1948 e 1970, mesmo com 3 guerras violentas, o PIB per capita quadruplicou. Economia tipo-exportação, sem terra fértil, sem petróleo e com dimensão geográfica diminuta, portanto, sem consumo interno e cercado de países inimigos.

A Mudança

Investir em tecnologia, serviços e exportar tudo para os países da Europa e EUA. para ter competitividade internacional.

Para isso se tornar realidade foi investido no ensino superior; 45% dos israelenses têm ensino superior, uma das taxas mais altas do mundo.

O país inteiro tem 8 universidades, quatro delas estão no top100 do mundo (nenhuma faculdade brasileira está na lista das top100).

Startup Nation e hub de Tecnologia

Nos cinturões periféricos das duas principais cidades de Israel, basta uma volta de carro para se notar a paisagem das indústrias que puxam o crescimento. Além de multinacionais estratégicas na produção de computadores, microcomponentes e softwares, também se destacam letreiros de companhias israelenses envolvidas com os ramos de informática, farmacêutico e aeroespacial, entre outros.

São fábricas silenciosas, com pouco movimento de trabalhadores, em ruas que parecem expurgadas das indústrias tradicionais, de seus sons e cheiros. O fato é que, em um prazo inferior a quinze anos, o setor de alta tecnologia passou a comandar a economia. A indústria manufatureira representa perto de 35% de um PIB (Produto Interno Bruto) situado em 250 bilhões de dólares, e ao redor de 75% das exportações. A fatia high tech responde diretamente por 15% dessa performance e pavimenta o caminho para a elevada produtividade das demais atividades.

Foto: Israel em Números - www.operamundi.uol.com.br
Foto: Israel em Números – www.operamundi.uol.com.br

Israel tem uma startup para cada 1,800 habitantes, esse número é mais alto que o próprio Vale do Silicio. O investimento per capita em inovação, pesquisa e venture capital é mais alto que em qualquer outro país do mundo. O processador de qualquer computador tem tecnologia israelense, o aplicativo de trânsito “Waze” é 100% israelense

Ênfase em Talento e Disposição

Um exemplo disso é o exército Israelense, obrigatório para homens e mulheres  por 2 anos no mínimo.

Foto: Exército Israelense_- www.fr.timesofisrael.com
Foto: Exército Israelense_- www.fr.timesofisrael.com

No exército de Israel, tratamento diferenciados entre generais e soldados, todos são iguais, cada um com suas responsabilidades, soldados têm o direito de discordar dos generais e são até encorajados a fazê-lo.

Um  Exército formador de CEOs

O futuro CEO, saindo do exército com tanta experiência de liderança e tanta pressão psicológica, estará preparado para gerir qualquer grande empresa. O know-how que eles aprendem para caçar terroristas através de sistemas de computação é rapidamente transferido para o mundo dos negócios e não é raro ver startups de tecnologia israelenses avaliados em bilhões de dólares.

Oportunidades Tecnológicas

De olho nas novas oportunidades do mercado automotivo, a Intel anunciou em março deste ano a compra da startup israelense Mobileye, que desenvolve tecnologia de veículos autônomos, por 15,3 bilhões de dólares.

O acordo foi o maior da história do setor de alta tecnologia de Israel, superando em muito, transações mais “badaladas”, como a aquisição do serviço de mapas Waze pelo Google, em 2013, no valor de 1,15 bilhão de dólares.

Com uma população de 8 milhões de pessoas, Israel é a segunda nação mais inovadora do mundo, incluindo inovação, preparo tecnológico, sofisticação de negócios e educação superior.

Algumas Invenções Israelitas

Invenções Israelenses
Invenções Israelenses

1 – Waze Aplicativo de trânsito orientado por GPS;
2 – Viber Aplicativo de mensagens de voz;
3 – Drones As primeiras aeronaves não tripuladas foram construídas em 1973;
4 – Pílulas com câmeras A PillCam pode ser engolida por pacientes com doenças no sistema digestivo, e o aparelho registrará imagens;
5 – ICQ Comunicador instantâneo lançado em 1996;
6 – Dessalinização da água do mar. O processo de dessalinização por osmose inversa foi criado em 1967;
7 – Processadores Intel O centro de pesquisas da empresa em Israel foi responsável pelo desenvolvimento de processadores como o pioneiro 8088 e o Centrino, para dispositivos móveis;
8 -Extração da água do ar Tecnologia criada em 2006 pela empresa EWA;
9 – Tradutor Babylon Programa de dicionários lançado em 1997;
10 – Depilador elétrico Foi inventado em 1986;
11 – MobileEye Dispositivo com câmera ligado ao sistema de direção do carro, avisando sobre possibilidade de acidentes em mudança de faixas e proximidade de outros veículos e pedestres;
12 – Aquecimento solar O sistema desenvolvido por Harry Zvi Tabor em 1955 é padrão de aquecimento em todo o mundo;
13 – Tomate cereja Apesar de ser cultivado há mais de 200 anos, a espécie consumida em todo o mundo atualmente foi desenvolvida com engenharia genética em Israel;
14 – Mão artificial Desenvolvida em 2006 na Europa, por pesquisadores israelenses, permite escrever e até sentir os dedos;
15 – Pendrive Dispositivo portátil de memória, lançado em 2000.

www.evolutionclub.com.br
EVOLUÇÃO

Carlos Alberto Alonso

Nascido em São Paulo-SP - Brasil. Formado em Economia pelas FMU, tendo atuado em empresas de 1ª linha como: The First National Bank of Boston, Grupo Bunge Born, Valmet Oi, Citrosuco Paulista S/A, Brahma e AmBev, atualmente atuando como trader no mercado forex. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo