CondomíniosNotíciasRevista

Inadimplência em condomínios e o novo CPC

A inadimplência ainda é um dos principais problemas encontrados nos condomínios.

Inadimplência em condomínios e o novo CPC.

A inadimplência ainda é um dos principais problemas encontrados nos condomínios, e assim também, causa uma série de dificuldades, como limitação para realizar os reparos e melhorias necessárias, efetuar o pagamento de contas mensais, etc.

Entretanto, com o advento do novo CPC (Código de Processo Civil), que entrou em vigor em março de 2016, o processo judicial para cobrança da cota condominial ficou mais rápido. Antes o caminho era longo, já que se tratava de processo de conhecimento e se levava anos até conseguir a constrição de algum bem do devedor.

Inadimplência em condomínios e o novo CPC
Foto Divulgação

Débito condominial passou a ser título executivo extrajudicial,

Por isso, agora o débito condominial passou a ser título executivo extrajudicial, significa que o devedor agora é citado para pagar o débito, diferentemente do procedimento anterior, que era citado para se defender. Assim, caso não efetue o pagamento, haverá a penhora e não mais à revelia, como antes.

Evidente que o devedor poderá se defender, via embargos, mas como se trata de processo de execução, a sua tramitação é muito mais célere, o que faz com que o executado não tenha subterfúgios para procrastinar, tendo que quitar o débito rapidamente.

Salienta-se, para que seja possível o processo de execução, é necessário que a despesa condominial esteja prevista na convenção ou em assembleia geral, através ata assemblear. Além disso, de igual modo deverá existir prova documental de que houve a cobrança do condomínio (por boleto, carta, notificação, etc.).

Por exemplo, o ideal é que o síndico possua uma assessoria jurídica para auxiliar nas cobranças, garantindo que procedimento está dentro da Lei.

Advogada especialista em Direito Imobiliário e Condominial – Vice-presidente da comissão de direito imobiliário da OAB – Balneário Camboriú – SC. OAB/SC 39.436

Bruna de Moraes Santos – Foto Divulgação

Dra. Bruna de Moraes Santos

Contato:

E-mail: bruna@mekadvocacia.com.br

Site: www.mekadvocacia.com.br

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte:
Assessoria de Imprensa

Veja no Canal Ego TV. Matérias do Programa Condomeeting – Apresentadora Mirian Rodrigues

Acompanhe os projetos da Arquiteta Mirian Rodrigues no site: http://www.maisqprojeto.com.br/

Siga a Revista Mais Q Projeto no Instagram: @maisqprojeto

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram:@revistasoaquicondominios

Em momentos de crises, todos buscam uma alternativa para reduzir custos. Terceirização de funcionários em condomínios

Mirian Rodrigues

Nascida em Cascavel - Paraná - Brasil: Arquiteta da Mais Q Projeto e sócia-proprietária do Condomeeting - Portal nacional e Revista Só Aqui condomínios em Balneário Camboriú e Região - SC  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo