[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
ECONOMIA E NEGÓCIOSNotícias

Hotel 100% LED é referência em sustentabilidade, rendem economia no consumo

Produtos da Taschibra utilizados no empreendimento

Quem visita os campos de cima da serra gaúcha tem a oportunidade de conhecer um local pensado para ser completamente sustentável. Com iluminação totalmente em LED, aproveitamento de recursos hídricos e materiais, o local, inaugurado em 2009, recebeu inúmeros prêmios pelas ações ambientais implantadas.

Desde a construção visando o melhor aproveitamento da luz solar até o plantio de árvores nativas na propriedade, várias iniciativas foram tomadas para garantir que o Cambará Eco Hotel se tornasse uma referência nos cuidados com o meio ambiente e na preservação de recursos. Como resultado o espaço recebeu da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) e Ministério do Turismo o prêmio Top Sustentabilidade 2016/2017, concorrendo com outros 50 negócios de todo o país. “Desenvolvemos o projeto, que foi direcionado para o turismo sustentável em respeito ao aspecto intocável da natureza, e começamos a implementá-lo em 2004. Iniciamos a construção em janeiro de 2008 e começamos as operações do hotel em dezembro de 2009, implementando os requisitos e práticas sustentáveis que vieram desde a construção, estendendo aos processos e ações praticados no local”, explica Emiliano Brugnera, proprietário do hotel.

Todas as áreas do hotel foram pensadas para otimizar a relação com a natureza. Os hóspedes, por exemplo, são acomodados por setores. Desse modo, há um aproveitamento melhor da energia dos corredores que funcionam com sensores de movimento. Além disso, todas as lâmpadas são LED, o que proporciona uma economia significativa. “Percebemos que a qualidade da luminosidade melhorou muito e tivemos uma redução direta de 20% na conta de energia, além da baixa manutenção pela durabilidade e resistência da lâmpada”, conta Brugnera.

Afonso Schreiber, presidente da Taschibra, indústria de iluminação parceira do empreendimento, destaca a importância desse tipo de consciência e os retornos positivos que essa tecnologia proporciona. “O LED permite um consumo menor e tem uma durabilidade muito superior. No mais, na fabricação desses produtos não são utilizados metais pesados, ou seja, podem ser descartados normalmente, sem o risco de contaminação do solo. Projetos como esse do Cambará Eco Hotel mostram que é possível repensar a relação com o meio ambiente sem que isso signifique gastar mais”, afirma.

No local é realizada também a captação da chuva para uso no jardim, vasos sanitários e lavanderia. Por conta do projeto arquitetônico é possível ainda diminuir o uso de ar-condicionado. Já o lixo orgânico produzido no local é reaproveitado como adubo e o restante encaminhado para cooperativas de reciclagem. Já no cardápio do hotel são utilizados alimentos produzidos na região. Além disso, mais de três mil mudas de árvores e arbustos nativos foram plantados para auxiliar na preservação da flora local.

Foto da Capa: Cambara Eco Hotel – Foto: Divulgação

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Jornalista de Imprensa. Atualmente seu interesse principal é a Notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios