Arte e CulturaEntretenimentoGastronomiaMúsicaShows

Bourbon Street: referência em jazz, blues e soul em SP

Há 30 anos, o Bourbon Street é destaque de música e gastronomia de qualidade

Bourbon Street: referência em jazz, blues e soul em SP

O Bourbon Street Music Club foi inaugurado em dezembro de 1993 com um show de ninguém menos que B.B. King. Inicialmente, o projeto era dos amigos Luís Fernando Mascaro, Edgard Radesca, Clóvis de Cerqueira César e Edmilson Santilli, e levou quatro anos para ser concluído.

A priori, não só a música, mas toda a arquitetura e a decoração do clube seguem o padrão típico de New Orleans, com muita sofisticação. Além disso, o casarão, localizado em uma esquina do notívago bairro de Moema, foi inteiramente construído com esse propósito.

Dentro desse contexto, mais de 500 artistas internacionais passaram pelo palco, incluindo os maiores nomes do jazz, do blues e da soul music, como Ray Charles, Nina Simone, Betty Carter, George Benson, Diana Krall, Wynton Marsalis, Brad Mehldau, Joshua Redman, Koko Taylor, Dr. John, Taj Mahal, Junior Wells, Pat Metheny e B.B. King – que veio oito vezes ao Bourbon, ou seja, o considerava sua segunda casa.

De fato, os músicos de New Orleans sentem-se tão à vontade na casa que criaram uma expressão para ela: “New Orleans fora de New Orleans”, diz Radesca.

MPB, do jazz e do blues

Por outro lado, os maiores nomes da MPB, do jazz e do blues nacionais também tocam com frequência na casa, a citar os ícones: Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Baden Powell, Tom Zé, Luis Melodia, Armandinho, João Bosco, João Donato, Leny Andrade, Alcione, entre outros.

Assim, o Bourbon Street Music Club foi considerado pela Veja Comer e Beber como a Melhor Casa de Música ao Vivo de São Paulo e pela revista americana Downbeat, dentre as melhores casas de jazz do mundo, além de ser sempre uma das boas opções para se dançar.

Não raro, a fama internacional do clube atraiu até famosos roqueiros como Ron Wood (Rolling Stones), Peter Tork (Monkees) e integrantes do Focus, que, durante turnês ou passeios pelo Brasil, apareceram lá e acabaram dando canjas antológicas.

Bourbon Street - Guitarra - B.B. King - Foto - Divulgação -Pedro Guida
Guitarra autografada por B.B. King no Bourbon Street – Foto Pedro Guida

Programação – Bourbon Street

Quanto à programação, ela varia entre shows de nomes nacionais e internacionais, com repertório eclético, primordialmente, sempre de qualidade, muitos focando o jazz, blues, soul, mas também a música nacional na apresentação de projetos, como o Na Roda, Jazz. Br, entre outros.

De terça a domingo, a casa atrai um público adulto, acima de 25 anos, para shows e para dançar ao som das melhores bandas e variados estilos, que vão do rock, blues, funk, R&B, soul, disco/flash back.

Consequentemente, a casa está entre as boas escolhas para quem quer a comodidade de encontrar num só endereço uma noite completa, simultaneamente, incluindo um cardápio para jantar ou petiscar.

Especialmente, a programação de matinês para pais e filhos em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween, faz muito sucesso.

Por isso, nesses dias, a partir das 13h, a casa abre com o seu cardápio “adulto” e com outro especialmente criado para a garotada, onde não faltam hamburguinhos, batatas fritas – os clássicos mais apreciados por eles, mas com o toque originalíssimo que sua cozinha oferece.

Nesse sentido, como atração principal, bandas com repertório apropriado fazem a festa: Beatles para Crianças, F.E.F.S, Kiss For Kids, entre outras.

Cidade histórica

No que diz respeito à produção de festivais e turnês, através de sua produtora, paralelamente, o Bourbon passou a organizar grandes festivais, o Bourbon Street Fest, que já existe há 15 anos, em São Paulo.

Logo, já se estendeu para o Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba; o Bourbon Festival Paraty, que chegou a 10ª edição este ano, e o Paraty Latino, assim, com 3 edições, ambos na cidade histórica fluminense.

Além disso, no litoral norte paulista, assina quatro edições dos festivais Folk & Blues Ilhabela e a duas do Ilhabela Bossa & Choro.

Finalmente, levou mais de 130 shows a parques públicos de São Paulo (o de Ray Charles no parque do Ibirapuera, em 1995, atraiu 160 mil pessoas), e organizou mais de 50 turnês pelo Brasil, a Argentina, Chile e Uruguai.

Bourbon Street - Music - Club - Foto - Divulgação
Bourbon Street Music Club – Foto Divulgação

Gastronomia 

Antes de mais nada, boa música inequivocamente combina com prazer à mesa e, de fato, no Bourbon Street isso não poderia ser diferente.

Um cardápio especialmente desenvolvido e inspirado na culinária cajun e créole (típicas da Lousiana), por isso, é baseado, simultaneamente, na mistura das culturas negra, francesa, espanhola e indígena.

Dessa forma, essa fusão de ingredientes e temperos – aqui apresentada com toda a qualidade e sabor, naturalmente, ganha ainda o toque originalíssimo do tempero brasileiro.

Do mesmo modo, as opções do cardápio vão desde os drinks exclusivos, como o Hurricane, run oro, hurricane mix (mix de frutas vindo de New Orleans), suco de limão e açúcar, ou o Mojito, cervejas, chopp e uma boa carta de vinhos.

Ou seja, acompanham a seleção de petiscos especiais, tal como o Sweet Poison – pasteizinhos especiais, recheados de queijo brie, acompanhados de chutney de frutas vermelhas.

Por último, para aqueles que desejam uma sugestão de jantar, e querem continuar desfrutando da cozinha com influência créole e cajun, assim, definitivamente, não podem deixar de provar o Jambalaya, uma paella típica de New Orleans, com camarão, frango e linguiça, temperada à moda créole.

Serviço:

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP.
Reservas na casa: Rua dos Chanés 194 – de 3ª.f a sábado das 12h às 19h,  Domingos das 12h às 17h – Sem taxa de conveniência.
Fone para reservas: (11) 5095-6100.
WhatsApp para reservas (somente texto): +55 11 9 7060-0113.
Horário: variável de acordo com o dia da semana.
Abertura da casa: 3ª.f, 4ª.f às 19h; de 5ª.f a sábado 20h; domingo às 18h.
Censura: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável.
Capacidade: 350 pessoas.
Estacionamento/ Valet: Estacionamentos na região.
Cartões: Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade: Acesso para deficientes.
Ar condicionado: Sim
Wi-fi: Solicitar senha na casa.
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.br/
Siga: @bourbon_street

Fotos 1 e 3: Divulgação
Foto 2:
Pedro Guida / Divulgação

Fonte: MAIC Comunicação
Assessoria de Comunicação

Contato: maiccomunicacao@gmail.com

Via: Vila Amélie

Leia também: Restaurante KISŪ: Elegante, cosmopolita, atemporal e minimalista

Cínthia Souto

Mercadóloga, Especialista em ESG e Sustentabilidade pela FIA/USP, Especialista em Comunicação ESG pela ESPM, Comunicação Corporativa, Mídia e AI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo