BebidasFeiras e Eventos

Bianca Lima é eleita a melhor bartender do Brasil

Representante do Wills Bar, de Porto Alegre, foi considerada a melhor bartender brasileira após ser a grande vitoriosa do World Class Brasil 20/21

Bianca Lima é eleita a melhor bartender do Brasil

Em uma final histórica de uma competição que demandou muita criatividade, inovação e resiliência. Bianca Lima foi consagrada a grande vencedora da etapa brasileira do World Class Competition, considerado o maior campeonato de coquetelaria do mundo. Organizado pela Diageo, líder mundial em destilados Premium. Os desafios foram enviados pelos finalistas no dia 20 e avaliados pelo júri no dia 21. Além disso, á  grande final e o anúncio do vencedor ficou para o dia 26 e, pela primeira vez, foi realizada à distância, em formato digital, respeitando os protocolos mundiais adotados contra a pandemia. atraindo grande público conectado simultaneamente dos mais diversos lugares do país.

Bianca Lima Bartender – Foto divulgação
A Competição

A competição, que  atraiu 147 participantes em sua 12º edição, contou com etapas e desafios divididos por rótulos e categorias de destilados pertencentes ao portfólio Diageo, como os whiskies Johnnie Walker Black Label e The Singleton, a vodka holandesa Ketel One e o gin super premium Tanqueray NºTEN. Além disso, para a final, os participantes passaram por dois desafios, sendo o primeiro a elaboração de um menu com no mínimo sete drinks, além da elaboração de um drink preparado com gin que oferecesse uma experiência botânica. Bem assim, os competidores foram avaliados por um time de especialistas, como Spencer Amereno (Guilhotina), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) e Marcelo Sant’Iago (Difford’s Guide).

Os desafios deste ano

“Buscamos avaliar as principais habilidades que um bartender precisa ter, investindo em provas de criatividade, harmonização e velocidade no serviço. Neste ano, com todas as dificuldades que a indústria enfrenta, os bartenders precisaram desenvolver novas habilidades, como trabalhar com produtores locais, divulgar seu trabalho nas redes sociais. criar drinks engarrafados para delivery, desenvolver novos conceitos de cardápios e drinks que possam ser replicáveis. Foram exatamente esses os desafios enfrentados nesta edição. Fico muito feliz em garantir que, além de ser o maior e mais importante campeonato de coquetelaria do mundo. O World Class também seja uma ferramenta importante de formação e inspiração de bartenders, que estão cada dia mais elevando o nível e a cultura de coquetelaria no Brasil”. pontua Kennedy Nascimento, Embaixador do World Class.

Hall da Fama da coquetelaria brasileira

Afinal, em uma disputa concorrida, Bianca Lima completou todas as etapas com maestria e conquistou o título de campeã do World Class Brasil 20/21. Dessa forma, agora, ela se junta à Talita Simões (2011) e Adriana Pino (2018) no Hall da Fama da coquetelaria brasileira, trazendo representatividade para um universo que sempre foi considerado majoritariamente masculino. Bem como, o segundo lugar da competição foi conquistado por Marco ‘Padim’ Ruiz, do Amiiici Lounge, em Sorocaba e a terceira posição ficou com Jairo Gama, bartender do restaurante Vista, em São Paulo.

Seu diferencial

Bianca Lima acredita que colocar o coração em cada detalhe foi o seu grande diferencial, responsável pela conquista do título na competição. “Coloquei minha energia, minha essência em cada detalhe. Eu me entreguei inteira para o World Class. Me preparei, claro, com muito estudo e com a ajuda de outros grandes profissionais da área, mas acho que o meu grande diferencial foi a energia e a entrega. Antes de mais nada, estou muito feliz por ter sido a campeã em meio a tantos profissionais incríveis. Assim, espero encorajar mais mulheres a participar de competições do universo da coquetelaria”, pontua.

Sua Trajetória

Além disso, para chegar até aqui, a vencedora participou do programa Learning for Life, criado no Brasil em 2000 e comandado pelo Instituto Diageo. Com o objetivo de impactar a vida dos participantes por meio de capacitação para exercer uma nova carreira. No programa, durante dois meses, os jovens têm aulas práticas e teóricas, além de experiências em bares e restaurantes para que possam atuar em estabelecimentos, eventos e até empreender.

Representando o Brasil

Assim, agora, Bianca representará o Brasil na etapa mundial do World Class Competition, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho, em formato virtual. Assim, de eventos a painéis de tendências, masterclasses e muito mais, todo o festival foi repensado para se adaptar à realidade do mundo de hoje.

Soluções Digitais

Por outro lado, “Após mais de uma década, vimos o World Class Competition evoluir e se tornar um programa inspiracional e que foca no desenvolvimento de todos os profissionais.  Afinal, em um momento atípico como o que o mundo atravessa, a Diageo se orgulha de trazer soluções digitais e inovadoras para continuar provendo a competição que Tanto contribui para o avanço da cultura de coquetelaria no Brasil e no mundo”. diz Guilherme Martins, Diretor de Negócios de Reserve – portfólio de luxo da Diageo.

O concurso com um novo formato digital

Do mesmo modo, por conta da crescente disseminação do coronavírus (COVID-19) no ano de 2020, o campeonato anual foi suspenso em todas as regiões do mundo. Em cerca de mais de 60 países participantes. Em 2021, o campeonato retomou a 12ª edição de sua etapa nacional e abriu nova oportunidade em formato digital para competidores de todo o Brasil.que puderam se inscrever e se juntar ao time de selecionados pré-aprovados anteriormente no primeiro desafio de Ketel One.

o World Class Competition

Antes de mais nada, o World Class Competition é realizado anualmente pela Diageo, maior empresa de destilados do mundo. com o objetivo de fomentar a coquetelaria a nível mundial. Assim como já acontece com a gastronomia, o campeonato busca elevar a profissão bartender a um novo patamar, encontrando os profissionais mais preparados do segmento.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

SOBRE WORLD CLASS

Selo internacional da DIAGEO, líder mundial na produção de destilados premium. Tem como objetivo desenvolver a cultura da coquetelaria em todo o mundo. Presente em mais de 60 países, promove ações para bares, bartender e o público final, e está associado às melhores práticas do segmento. Anualmente, elege o bartender do ano em um campeonato em que estão presentes competidores de vários países.

Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas Premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: 
Assessoria de Impressa

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: Alexia Annes é premiada no festival nacional de cinema 

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo