Arte e CulturaENTRETENIMENTOFestivalMúsica

Bairro Vila Nova recebe a AMA Cia de Dança nesta sexta (9/6)


A Escola Municipal Valentim João da Rocha e a comunidade do bairro Vila Nova são os convidados paraapreciar a AMA Cia de Dança, nesta sexta-feira (9/6), às 9h, na própria escola. Os bailarinos vão apresentar fragmentos das principais obras do grupo em um espetáculo com duração de uma hora, que também oportuniza um bate-papo com a bailarina e educadora Maria Fortuna sobre a arte da dança. A iniciativa faz parte do projeto “Comunidade na Dança” patrocinado pelo Mecenato do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) 2016, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Desde abril, este é o quarto bairro que recebe os bailarinos que já levaram seu trabalho ao Saguaçu, Itinga e Ulysses Guimarães. No total, a proposta contempla oito apresentações que também percorrerá os bairros Aventureiro, Centro, Floresta e Morro do Meio até o mês de novembro. Na rota, estão a Feira do Príncipe, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). A estimativa é alcançar um público de 1.200 pessoas entre alunos, professores e a comunidade.

A plateia será apresentada a trechos das coreografias “Vanera”, “Lavandula”, “Ki-Chá” e “FP 299” e também poderá interagir com os bailarinos sobre o processo criativo na dança contemporânea. Como destaca o diretor do grupo, Amarildo Cassiano, este projeto é uma pérola da companhia, que “nos faz degustar ao levar a dança na comunidade, pois além de compartilhar o nosso trabalho, aprendemos com eles em um bate-papo com grande troca de informação. No começo ficam meio tímidos, mas aos poucos ao assistir o olhar e a feição vão se liberando. Vejo a participação não só com os olhos, mas também com o estado físico e a alma”, frisa.

O Projeto Comunidade na Dança foi aprovado pelo Mecenato 2016 na modalidade de “Manutenção de grupos ou espaços culturais”. Entre os objetivos, estão contribuir para a formação de plateia e mercado para as artes cênicas; popularizar a dança contemporânea na cidade; ampliar a interação da dança com a comunidade, divulgar e compartilhar com o público o trabalho resultante da pesquisa corporal e de linguagem da AMA Cia de Dança e atender aos princípios e metas do Plano Municipal de Cultura. “Ter este respaldo significa um novo passo no caminho da consolidação para termos uma companhia de dança profissional, capaz de representar a dança de Joinville em palcos não só da cidade sede, mas também de diversas outras regiões do país”, frisa Cassiano.

Contrapartida Social

Além da gratuidade dos oito espetáculos com palestra de formação de plateia, serão realizadas mais duas oficinas de duas horas: “O Corpo Diverso na Dança Contemporânea”, com o professor Amarildo Cassiano, e outra com a bailarina e coreógrafa Erika Rosendo, destinadas aos atores do Grupo de Teatro Arte para Todos, formado por atores com deficiência intelectual e mantidos pelo IMPAR com o NAIPE – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial. 

Companhia

Criada em 2007, a AMA Cia. de Dança conta com um elenco fixo de seis bailarinos: Beto Magave, Rafaela Matos, Val Bernardi, Thaís Morato, Bruno Souza  e Wiliam Menezes e mais três convidados, Clarice Matsunaga, Lucas Aristides e Raijane Gama. A direção é do coreógrafo Amarildo Cassiano e a produção executiva de Silvia Bassetto. Tem apoio do Centro Cultural Deutsche Schule/Bom Jesus Ielusc e da RW Contadores.


SERVIÇO:

O quê: Projeto Comunidade na Dança

Quando: 9/6 (nesta sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Escola Municipal Valentim João da Rocha – rua XV de Novembro, 7030 – Bairro: Vila Nova

E-mail: silvia_bassetto@yahoo.com.br

Site: impar.art.br

Bairro vila nova recebe companhia de dança - Foto Divulgação
Bairro vila nova recebe companhia de dança – Foto Divulgação

Foto da Capa: Divulgação

Tags
Mostrar Mais

Leandro Camargo

O jornalista social Leandro Camargo, nascido em Passo Fundo/RS, há muito reside em Joinville, Santa Catarina/SC, onde interage com colunismo social, promoção de eventos, apresentação de programas televisivos, coluna impressa em jornais e revistas, digital influencer e, ainda, lidera o Diamond Vip Club by Leandro Camargo, desde 2012. @leandrocamargocolunistasocial

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios